BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Entretenimento Ciência & Saúde Em 30 dias, dengue atinge 354 pessoas em Araraquara

Em 30 dias, dengue atinge 354 pessoas em Araraquara

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

dengue

Dados da Prefeitura de Araraquara dão conta que 11,8 casos de dengue são registrados na Morada do Sol diariamente. Durante coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Araraquara informou que está tomando medidas para combater o avanço da doença, que já possui pouco mais de um terço do que todo o registro do ano passado, quando foram 1.131 casos.

Entre as medidas anunciadas pelo poder público estão à realização de ações integradas, como por exemplo, mutirões nos bairros aos sábados, limpeza pública, avaliação de densidade larvária, tira dúvidas via whatsapp e assistência ao paciente nas diferentes unidades de saúde. A primeira região a receber o mutirão da Prefeitura será a Vila Xavier, onde concentra o maior número de casos até o momento. Ao todo serão 10 pontos em toda a região com ao menos 20 caminhões e 300 funcionários para recolher materiais que possam ser criadouros do mosquito.

O mutirão acontecerá das 8 horas às 12 horas e o morador que quiser ter materiais recolhidos podem dispensá-los na calçada para que a equipe recolha. Segundo a secretaria da Saúde, 80% dos criadouros estão dentro das residências. A pasta alerta ainda para a circulação do vírus tipo dois da dengue, mais grave que o tipo um e que é possível atingir pessoas que já estão imunes ao vírus do tipo dois. Arrombar residências se preciso

Presente no evento, o prefeito Edinho Silva (PT) disse que fará uma articulação com a Câmara no sentido de aumentar os valores das multas em locais em que forem encontrados criadouros do mosquito transmissor da dengue. Silva disse ainda que pedirá remanejamento de recursos, contratação de pessoas terceirizadas, aquisição de máquinas e equipamentos. O custo não foi informado e estaria sendo calculado. Com dificuldades para entrar nos imóveis, o prefeito Edinho Silva disse que a administração deve agir de forma enérgica para reduzir o avanço da doença na cidade. "A Prefeitura de Araraquara, em nome da saúde pública, vai exercer o seu direito de poder de polícia e vai arrombar as residências e depois responder na justiça", disse Edinho Silva.

Até 300 suspeitas ao dia
Os números apresentados pelos gestores impressionam. Isso porque, diariamente a secretária da Saúde Eliana Honain, informou que chegam até 300 suspeitas de dengue ao dia nas diferentes unidades de Saúde. "Em torno de 200, 250 e tem dias que chegam até 300, considerando todo o movimento das UPAs e particulares. Este é o número de casos suspeitos que a gente tem entrado diariamente nos serviços de saúde", explica a secretária. No mês de janeiro, segundo dados do Sesa, foram enviadas para análise 600 amostras, que resultaram em 320 casos diagnosticados.

Outras medidas
As equipes de Controle de Vetores estão realizando bloqueios e nebulização em diferentes bairros da cidade. Os moradores que não podem ficar em casa para receber as equipes têm a opção de entrar em contato através do telefone 0800 774 044 e agendar uma visita. O mesmo número pode ser utilizado para denúncias. A Prefeitura atua em outra frente, que é a de enviar aos bairros roçadeiras e tratores para promover a limpeza dos terrenos públicos, que são 1,2 mil frente aos 40 mil existentes em toda a cidade. Já os terrenos particulares, os proprietários estão sendo notificados e possuem um prazo para fazer a limpeza. Caso não fizer, são multados e pagarão pelo serviço que será feito pela Prefeitura.

No zap
Até mesmo o aplicativo de mensagens Whatsapp será usado como meio de comunicação entre moradores e Prefeitura no combate a dengue. Segundo a administração, o canal direto será através do (16) 99760 1190. Através do número é possível enviar também denúncias que ajudem na fiscalização de residências e terrenos com criadouros. Para usar, basta adicionar o número em sua agenda e, em seguida, enviar uma mensagem.

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos