BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Entretenimento Música & Cultura Itápolis - Circuito SESC de Artes será dia 09 de Abril!

Loca lead

Itápolis - Circuito SESC de Artes será dia 09 de Abril!

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

DSC 0896

Itapolitanos participam do Circuito SESC 2015 em Itápolis (Fotos: João Reis/Arquivo RN)

Em mais uma edição para Itápolis, o Circuito Sesc de Artes chegará no dia 9 de abril, oferecendo atividades culturais nas áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. A programação ocorrerá mais uma vez na Praça Jornalista Roberto Del Guércio.

A proposta é realizar o evento em espaço aberto para reforçar a ideia do espaço público como um local de encontros e trocas em parceria com as prefeituras locais. O Circuito Sesc de Artes percorrerá em 2016 um total de 114 cidades do estado de São Paulo, entre os dias 1 e 24 de abril.

Conectar pessoas, provocar os sentidos e despertar novas ideias em meio ao cotidiano das cidades tão agitado, são as intenções dessa programação, totalmente gratuita e voltada para todas as idades.

MÚSICA: Max de Castro (SP)

O cantor e compositor Max de castro revisita o primeiro álbum “Samba Raro”, lançado em 2000. As canções, tocadas e arranjadas por ele, apresentam uma mistura de música eletrônica, soul, samba e bossa nova. O álbum rendeu a ele prêmios como o de artista revelação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e elogios da crítica especializada, como da revista Time.

CIRCO: Circulando / Cia. Los Circo Los (SP)

Apresentação com série de números, jogos cômicos, improvisação e erro. Malabarismo, equilíbrios e acrobacias individuais e em dupla estão no repertório. A presença de três malas de diferentes tamanhos em cena tem um significado simbólico: pontuam o início, o meio e o fim do espetáculo, além de representarem a trajetória da vida de cada um.

TEATRO: Reis de Fumaça / Cia. do Feijão (SP)

Atores e músicos recriam danças dramáticas populares, trazem depoimentos de personalidades ligadas a essas manifestações, recitam poesias e cantam músicas de diversas origens da cultura brasileira. Entre os temas abordados no espetáculo estão à escravidão, a religiosidade, o prazer pagão, as crianças e os trabalhadores. Direção musical: Renata Amaral e Julio Maluf.

LITERATURA: Botica de Histórias

Uma botica é uma denominação antiga para um estabelecimento onde se preparam e vendem remédios para todos os tipos de males. Nesta intervenção, duas artistas oferecem ao público um tabuleiro com frascos de várias cores e tamanhos com histórias “remediadoras”. Junto a elas, um músico acompanha a contação com uma trilha sonora executada ao vivo. Ao final do encontro, os participantes recebem um palito médico, daqueles de observar a garganta, em que estará gravado um ditado popular – tal e qual um santo remédio. Elenco: Cristiana Ceschi, Cristiano Meirelles, Sarah Elisa.

DANÇA: Puntear / Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (SP)

Por meio da improvisação na dança e na música, a performance faz uma leitura corporal e sensorial do lugar onde se apresenta, valendo-se de sua arquitetura, sons e dinâmicas. A intervenção pode acontecer no silêncio (possibilitando ouvir o ruído do local) ou ao som de música construída ao vivo. A ideia é diluir o foco e chamar a atenção do público para diferentes ângulos do espaço, além de apresentar novas maneiras de habitá-lo e intervi-lo.

ARTES VISUAIS - Gabinete de Curiosidades e Habilidades:
Subdivide-se em 3 apresentações: O Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura.

ATELIÊ ABERTO DE PINTURA DE LETRAS / Felipe Grimaldi

 

O objetivo desta oficina é estimular o participante a desenhar e pintar letras à mão, criando composições próprias. O letrista Filipe Grimaldi, diretor de arte da Sinlogo, desenvolve a dez anos trabalhos comerciais e autorais de design, tipografia e caligrafia.

CINEMA: Cine Magia

Exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913. Inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que circulavam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades.

LITERATURA: Palavra + Imagem - Rodas de Leitura

Acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas, com um acervo de 80 livros ilustrados.

SAIBA MAIS SOBRE O CIRCUITO SESC DE ARTES

Durante quatro finais de semana, entre os dias 1º e 24 de abril, doze roteiros de programação levam diversas manifestações artísticas para espaços públicos como praças, ruas e parques de municípios que não possuem unidade do Sesc. Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital / artemídia. Este ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo.

Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, este ano serão seis cidades a mais que em 2015 e 14 municípios recebem o circuito pela primeira vez. A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades, exceto as programações de números 11 e 12 que irão circular por 12 municípios, com um fim de semana a mais de programação. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas,sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o Circuito Sesc de Artes promove a democratização da cultura e estimula a aproximação das pessoas destas cidades com as diversas manifestações artísticas.

O Roteiro com a programação que virá para Itápolis passará também pelas cidades de Francisco Morato, Itapevi, Barueri, Catanduva, Bebedouro, e Novo Horizonte. Confira a programação completa: sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Da assessoria da PM

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Novos Vídeos