BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Brasil e Mundo Mais de 5 mil focos de queimadas são registrados no AC até 17 de setembro de 2019, aponta Inpe

Mais de 5 mil focos de queimadas são registrados no AC até 17 de setembro de 2019, aponta Inpe

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

amaz

Dados da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) mostram que mais de 5,4 mil focos de queimadas já foram registrados até o mês de setembro. Os números foram divulgados no monitoramento de queimadas, nesta quarta-feira (18), e são do mês de janeiro a terça-feira (17).

No ranking dos estados da Amazônia Legal, o Acre aparece em sétimo lugar no acumulado de focos, no período de avaliação, com 5, 417 mil focos, um total de 6,2% no balanço. Todos os dados usados no boletim são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os números cresceram em relação ao mês de agosto, quando o estado ocupava o oitavo lugar até o dia 25 do mês avaliado, com 2.872 mil focos, com um total de 5% no balanço.

Em toda Amazônia Legal, já foram registrados 87.360 mil focos de queimadas. Só o estado do Mato Grosso acumula 25, 081 mil focos, o que representa 28,7% do total registrado.

Focos de queimadas no Acre

Os dados da Sema mostram que mais de 1,9 mil focos de queimadas já foram registrados até o dia 17 de setembro. Os números foram divulgados no monitoramento de queimadas, nesta quarta.

Os municípios de Sena Madureira, Feijó e Rio Branco lideraram o ranking com maior acumulado de focos de queimadas, segundo o levantamento.

Situação de emergência

Com a situação, o governo do Acre decretou, no dia 23 de agosto, estado de emergência. No mesmo dia, o governo pediu ajuda das Forças Armadas para o combate às queimadas no estado. Os militares passaram por treinamento e ficaram à disposição do estado para atuar junto aos órgãos de combate e controle dos focos de queimadas.

Já no mês de setembro, o governo tornou a pedir reforço e enviou um documento a Brasília solicitando 30 homens da Força Nacional, no último dia 6 de setembro.

Após autorização do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, 30 homens da Força Nacional chegaram ao Acre, na tarde desta terça (17), para ajudar no combate às queimadas no estado.

O reforço vai ajudar todas as equipes envolvidas nos trabalhos de combate e prevenção aos incêndios no estado. De acordo com a portaria, a atuação da Força Nacional será até o dia 24 de setembro e o prazo de apoio poderá ser prorrogado, se necessário. (G1)

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos