BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Macacos encontrados mortos deixa região em alerta contra a Febre-Amarela

Macacos encontrados mortos deixa região em alerta contra a Febre-Amarela

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

mac

Macaco foi encontrado morto em Jaboticabal e exame confirmou febre amarela (Foto: Reprodução / EPTV)

A Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto (SP) confirmou que um macaco bugio encontrado morto em Monte Alto neste ´Mês de Dezembro (SP) estava infectado pelo vírus da febre amarela. É o quarto caso semelhante na região de Ribeirão.

 


O corpo do animal foi localizado na zona rural do município, no bairro Areias-Tijuco. A Vigilância Sanitária informou que realizará ações de bloqueio na região e intensificará a vacinação aos moradores.

 

Segundo a Vigilância, os moradores não devem entrar em contato físico com macacos que sejam encontrados na região. O Corpo de Bombeiros deve ser comunicado imediantamente para realizar a captura do animal.

Histórico
Esse não é o primeiro caso de macaco morto por febre amarela na região de Ribeirão. No dia 21 de outubro, um sagui foi achado morto em Ribeirão e exames realizados no Instituto Adolfo Lutz confirmaram que o animal havia contraído febre amarela.

Logo depois, 140 mil doses da vacina contra a doença foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para que a imunização dos moradores fosse intensificada.
A principal preocupação das autoridades é de que o vírus, que pode matar, é transmitido em áreas urbanas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, doença que teve mais de 35 mil casos confirmados em Ribeirão em 2016.

Em 30 de novembro, outros dois macacos da espécie bugio, sendo um filhote e um adulto, foram encontrados mortos, dessa vez, no município de Jaboticabal. Logo após exames confirmarem que também tinham febre amarela, a cidade intensificou a vacinação.

 

Do G1

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos