BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Não leve seu cão para passear sem coleira e guia

Não leve seu cão para passear sem coleira e guia

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

hot5

Cães não devem ficar soltos nas ruas. Entre as raças classificadas como perigosas estão: Pit Bull, Rotweiller e Mastin Napolitano.Donos podem ser indiciados. (Foto: Divulgação) 

Temos consciência da necessidade do passeio diário para todos os cães, principalmente para cachorros de apartamentos e de casas com pouco espaço para os pets gastarem suas energias. Os cães precisam de uma caminhada diária ou um pequeno passeio, mas para isso os donos precisam aprender a praticar bons hábitos antes de levar seus cachorros para a rua e para perto de outras pessoas. No dia a dia nos deparamos com situações complicadas e constrangedoras. Muitas vezes estamos caminhando, indo ao mercado, passeando com filhos ou até mesmo levando nossos amigos peludos para darem uma caminha, e do nada aparece aquele cachorro solto, o dono correndo atrás desesperado, gritando e o cão não ligando a mínima, quanto mais o dono grita mais o cachorro foge e corre. O tema do artigo é justamente esse, um assunto polêmico, mas que merece muita atenção.

Por que não devemos levar nossos cachorros para passear sem a guia e a coleira?

Além de ser perigoso para as demais pessoas, pode ser arriscado para o próprio cão deixá-lo caminhando sem o auxilio da guia, confiando apenas em seu instinto. Claro que não estamos nos referindo aos cachorros devidamente adestrados e treinados ou cães que obedecem fielmente aos seus donos.

Já ouvidos vários relatos de pessoas que estavam segurando seu cão com guia ou coleira e do nada apareceu outro cachorro solto e assim iniciou uma briga. Outro problema é quando um cachorro está solto e encontra uma criança brincando ou até mesmo algum adulto que tenha algum tipo de trauma com cães. A reação natural dessa pessoa será correr, e o que acontece quando um cão percebe que alguém está correndo? Claro, ele corre atrás. Perante isso os perigos são incalculáveis, não estamos falando apenas do animal morder a pessoa, mas de sofrer uma queda, tombo ou atropelamento.

A situação é mais seria do que possa parecer. Se o cachorro machucar alguém, o dono será o culpado e sofrerá com as consequências. Devemos ter a
consciência que não podemos simplesmente soltar nosso cachorros em qualquer lugar, ao menos que tenhamos 100% de confiança no cão. Muitas vezes vale o bom senso de cada dono, indiferentemente da confiança ou não.

Tamanho da guia
O comprimento adequado da guia não deve ultrapassar de um metro e meio, caso for maior que isso o cão poderá pegar velocidade e escapar do dono. Podendo muitas vezes acabar se machucando, ferindo pessoas ou outros cães.

Não leve seu cão para passear sem a guia. Utilize também produtos adequados e com segurança no seu animal de estimação.

Existe alguma Lei que proíbe passear com os cachorros soltos?

Uma das principais perguntas da grande maioria dos leitores do nosso site é saber se existe alguma Lei que proíbe passear com cachorros soltos, ou seja, sem coleira e guia.

Existem algumas Leis, porém cada Estado Brasileiro tem competência para legislar sobre este tema. Por exemplo:

No estado de São Paulo, existe a Lei Nº 11.531, de 11 de novembro de 2003.  Regulamentada pelo Decreto nº 48.533, de 9 de março de 2004, que impõe que apenas algumas raças, consideradas “perigosas”,  usem guias  curtas e focinheiras nas ruas. Entre as raças classificadas como perigosas estão: Pit Bull, Rotweiller e Mastin Napolitano.

Na capital do Rio Grande do sul, em Porto Alegre, a LEI Nº 8.871, de 04 de janeiro de 2002. (Atualizado até a Lei nº 11.220, de 15 de fevereiro de 2012). “Art. 1º: Fica proibida a circulação, em locais públicos que sejam caracterizados por aglomerações populares, de cães considerados de guarda, de combate ou de outra aptidão em que se destaquem componentes de força ou agressividade.”

Caso deseja saber maiores informações referente à sua cidade e seu Estado, é necessário entrar em contato com a assembléia.

No geral não existe nenhuma LEI que proíba os cães andarem livres nas ruas. Indiferentemente de existir alguma legislação, cada dono é responsável por conduzir seu cachorro durante o passeio, nessa hora que o bom senso de cada um deve entrar em ação. Mantendo assim as demais pessoas e seu próprio animal em segurança.

Devemos lembrar também que ninguém é obrigado a gostar dos nossos cachorros. Use sempre a coleira e a guia no seu cachorro, mesmo que for um cão de porte pequeno, garantindo assim a integridade do seu mascote.

 

Fonte: http://www.amamoscachorros.com.br/

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos