BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Folia de Reis toma as ruas do interior de SP para celebrar o nascimento de Jesus

Loca lead

Folia de Reis toma as ruas do interior de SP para celebrar o nascimento de Jesus

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

foliadereis2a

Folia de Reis relembra o nascimento de Jesus Cristo (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)

A exemplo do que acontece em várias cidade do interior de SP a Folia de Reis já toma as ruas de Mococa (SP).Em itápolis a Celebração de Reis popular acontece todos os anos na Estação São Lourenço na Rodovia Itápolis-Tabatinga

 

 

Em Mococa-SP, a tradição que celebra o nascimento de Jesus Cristo reúne 12 companhias da cidade e, até o dia 6, deve visitar cerca de 300 casas "Nós traçamos uma caminhada antes de sairmos, então nós já sabemos as casas que vamos visitar, quem vai dar almoço, vai dar lanche, até a chegada, no dia 6 de janeiro", explicou o presidente da Associação Folclórica de Mococa, João Ramalho de Oliveira.

Nas visitas, a folia recria a passagem bíblica em que os três reis magos presenteiam o menino Jesus logo depois de Maria dar à luz. Por isso a cantoria e os versos são em frente a presépios.

Os foliões também abençoam as residências por meio da bandeira que carregam, um símbolo repleto de significado e histórias. Cada fita ou foto representa um pedido ou uma graça alcançada. "É uma bênção divina para a casa, para a família. Eu acho que incentiva a fé, a crescer na fé", comentou a diarista Vanda Ferreira.


De geração para geração

Uma das companhias mais antigas da cidade é a de Zé Balbino, com 78 anos de história. O fundador do grupo morreu há duas décadas, mas os filhos dele mantiveram o costume.

"Ele pediu para todos os foliões continuarem a história dele, manterem a tradição", contou o aposentado Sebastião dos Santos Balbino.
E o pedido deu resultado. Prova disso é a participação de Maria Eduarda, de 14 anos. Ela herdou do pai o gosto em participar da folia e toca pandeiro durante o percurso.

"É muito bom, muito gratificante estar com a família fazendo uma coisa que eu gosto".

 

Do G1

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Novos Vídeos