BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Família de estudante com leucemia faz campanha para incentivar doação de sangue

Família de estudante com leucemia faz campanha para incentivar doação de sangue

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

campanha

A família de um estudante de Marília, que está internado no Hospital Amaral Carvalho em Jaú, está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue.

Édio de Marchi Sândalo, de 22 anos, está em tratamento de um tipo de leucemia e precisa de doações de sangue e plaquetas por causa da medicação.

“Ele fica 28 dias na UTI do hospital, 14 dias de descanso e depois volta para a UTI. Ele precisa ficar na UTI por conta do medicamento usado na quimioterapia que ele faz, que só é feito lá”, explica o pai do estudante, Édio Sândalo Júnior.

Segundo o pai, o número de plaquetas cai muito durante o tratamento e por isso a necessidade de doações de sangue.

“O hospital entrou em contato com a gente pedindo se possível conseguirmos doadores e então começamos a campanha nas redes sociais e a repercussão tem sido muito boa”, completa.

Édio explica que o filho foi diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda em junho de 2017 e a partir daí ele começou o tratamento para poder realizar o transplante, que foi feito em abril de 2018.

“Ele precisava entrar em remissão da doença [quando não se encontra mais sinais de câncer na medula] para depois pensar em transplante. Meu filho conseguiu com muitas sessões de quimioterapia zerar a doença na medula e entrou no Redome [cadastro de doadores de medula óssea] e conseguiu três doadores compatíveis”, lembra.

Após o transplante, o estudante continuou o acompanhamento no hospital em Jaú, mas no começo deste mês a doença voltou. “Por isso ele está fazendo a quimioterapia para entrar em remissão novamente.”

As doações podem ser de qualquer tipo de sangue e podem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho, que fica na Rua Dona Silvéria, 150. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e aos sábados, das 7h30 às 12h.

No próximo sábado (28), uma van disponibilizada pela prefeitura de Marília irá levar doadores até o hemonúcleo de Jaú sem nenhum custo para os interessados em ajudar. O veículo sairá às 7h de frente da Igreja Nossa Senhora da Glória, que fica na Rua Bandeirantes, nº 20.

Para doar sangue é preciso:

Estar em boas condições de saúde e descanso;
Ter entre 16 e 67 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
Pesar no mínimo 50 kg;

G1

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos