BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Menino de 4 anos morre com doença meningocócica em Nova Europa, SP

Menino de 4 anos morre com doença meningocócica em Nova Europa, SP

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

min

Do G1 - Um menino de 4 anos, morador de Nova Europa (SP), morreu no último sábado (5) vítima de doença meningocócica. O caso levou a Prefeitura a suspender as formaturas das escolas municipais e foi feita uma ação de prevenção junto a cerca de 50 pessoas próximas ao garoto. Outras duas crianças que apresentavam sintomas da doença foram internadas, mas os exames deram negativo para meningite ou meningococcemia.


Segundo o secretário de Saúde de Nova Europa, Carlos Dantas, o menino deu entrada no posto de saúde na sexta-feira (4). Ele apresentava vômito, foi medicado e liberado, mas voltou horas depois e optou-se pela transferência para o Hospital São Paulo, em Araraquara.

Lá, de acordo com o secretário, o quadro se agravou e a criança faleceu. Foram realizados exames no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Américo Brasiliense, e o atestado apontou doença meningocócica como a causa da morte.

Dantas também contou que outros dois garotos foram internados em Araraquara com suspeita da doença, mas os exames não apontaram doença meningocócica. Veja no vídeo explicações da infectologista Volia Almeida sobre a enfermidade.

Aulas
A criança estudava em uma escola particular da cidade e, como forma de evitar novos casos, o município realizou uma ação de prevenção junto aos estudantes do mesmo turno, professores, familiares, amigos e agentes de saúde que tiveram contato mais próximo com o menino. Todos eles, afirmou o secretário, receberam medicação existente na cidade e cedida pelos municípios vizinhos para evitar a doença.

A administração também optou por suspender as formaturas das escolas municipais. “Foi uma decisão conjunta da Saúde e da Educação. Fizemos isso por precaução, para evitar a aglomeração de crianças. Foi mais por conta do estado emocional dos pais mesmo, pelo medo que poderiam sentir, para evitar esse contato. Achamos melhor pecar pelo excesso”, explicou Dantas.

O município também promoveu uma reunião na manhã desta segunda-feira (7) com a pediatra e os enfermeiros da rede municipal para discutir uma estratégia conjunta e ações educativas sobre meningite e meningococcemia, e postou explicações sobre as doenças em sua página no Facebook.

Diferenças
O meningococo é o nome de uma bactéria que causa meningite e meningococcemia. Ambas são denominadas doenças meningocócicas. Meningite é a inflamação das meninges no cérebro, e a meningococcemia é a infecção generalizada. Alguns pacientes podem ter as duas formas de apresentação da doença meningocócica. O contágio se dá por via respiratória. Se o paciente é tratado precocemente, tem uma resposta boa, porém a doença evolui muito rapidamente, podendo levar à morte.

 

meningite-2

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos