BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Cidades Gerais Bispo flagrado ao dirigir embriagado tem a renúncia permitida pelo papa!

Bispo flagrado ao dirigir embriagado tem a renúncia permitida pelo papa!

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

bispo

Bispo de São Carlos Paulo Sérgio Machado teve pedido de renúncia aceito (Foto: Reprodução EPTV)

O bispo diocesano de São Carlos (SP) Paulo Sérgio Machado, que em setembro foi flagrado dirigindo com sinais de embriaguez, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (16) após o papa Francisco confirmar o pedido.

A decisão foi publicada no Boletim Diário da Sala de Imprensa do Vaticano. Até a nomeação de um novo bispo, Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas, assume a diocese como administrador apostólico.

Dom Paulo completou 70 anos no último dia 22 de novembro e depois de 26 anos como bispo, dentre os quais nove em São Carlos, pediu ao papa, como presente de aniversário, ser bispo emérito. Os motivos da sua renúncia são expressos em uma carta que ele mesmo escreveu ao santo Padre. “Já me sinto cansado. Tem muita gente boa por aí para me substituir. Não quero servir de peso a ninguém”, expressou.

Segundo a doutrina da Igreja Católica, um bispo nunca deixa de exercer o ofício episcopal. O padre de São Carlos Eduardo Malaspina explicou que, ao tornar-se emérito, o bispo deixa uma determinada igreja e continua o seu ministério episcopal na oração e demais ofícios previstos pelo próprio direito.

Trajetória
Dom Paulo nasceu no município de Patrocínio (MG) em 1945 e é licenciado em filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Divinópolis (MG) e também bacharel em Teologia pelo Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerias.

Do G1

Foi ordenado presbítero aos 8 de abril de 1972. Em sua trajetória no mundo religioso, ordenou 106 sacerdotes, sendo 48 em Ituiutaba e 58 na Diocese de São Carlos, onde criou mais de 50 paróquias.

Caso de embriaguez
Em setembro deste ano, o bispo foi detido pela Polícia Militar na região central da cidade.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência, uma equipe da PM estava parada no cruzamento da Avenida São Carlos com a Rua 7 de Setembro, quando viu o bispo dirigindo seu veículo em zigue-zague. O religioso quase bateu em outro carro e quase atropelou uma pedestre.
De acordo com a PM, o motorista apresentava forte cheiro de álcool. Dentro do carro, os policiais encontraram uma garrafa de vinho vazia e um copo no console com a bebida. Quando questionado, o bispo disse que estava em uma festa no distrito de Santa Eudóxia, onde consumiu a bebida.

O religioso autorizou a retirada de uma amostra de sangue para analisar quanto de álcool tinha no organismo. Ele foi ouvido e liberado.

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Novos Vídeos