BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Borborema e Novo Horizonte Demonstrações de Amor e Fé marcaram o dia da Padroeira do Brasil em Borborema

JKA

Demonstrações de Amor e Fé marcaram o dia da Padroeira do Brasil em Borborema

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

borb

Texto e Fotos: José Commandini Neto/ Colaboração-  Foi no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Borborema, que chegavam peregrinos, romeiros, devotos, de todas as idades, de todos os lugares. Quem chegava no sábado, 12/10, vinha repleto de fé e amor pela Mãe Aparecida, e cada momento era vivido com emoção e entrega. Já pela manhã, às 6h, os sinos tocavam alegremente anunciando o amanhecer do dia da Rainha e Padroeira do Brasil e também o dia das Crianças. Muitos fiéis começaram a chegar para participarem da recitação dos Mistérios Gozosos do Terço, uma maneira de ofertarem essa coroa de rosas a Mãe de Deus. Em minutos a igreja estava repleta de fiéis que participaram da primeira missa presidida pelo vigário paroquial Antonio Marcos Elize. Afinal,*todos querem ter um momento ali diante de Maria e
de seu Filho Jesus.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi levada ao altar por uma família   de   Itajobi   (SP),   que   pediram   em   nosso   Santuário   a   graça   de tornarem-se pais, e este ano junto com a imagem da Rainha e Padroeira do Brasil, também entraram com a filha, agradecendo a graça recebida.

O vigário de Borborema, padre Marcos fez uma homilia voltada às mães, que se preocupam e rezam  por seus filhos, as comparando com Nossa Senhora que também se preocupa com cada um de nós, que nos foi dado a ela no Calvário e intercede por nós, ao seu filho Jesus.

Neste ano com o tema central*"Com Maria: escolhidos e enviados em missão!",  a festa   convidava   a   uma   tomada   de   consciência   sobre  a evangelização   na   região   amazônica.   Com   a   realização   do Sínodo no Vaticano,   o Santuário   de  Borborema se   une   para   levantar  um   grito   em nome de todos os que vivem nesta região.

O   padre   Marcos   também   citou   brevemente   em   sua   homilia   os subtemas da novena preparatória para a Festa  da Padroeira, voltados à preservação e os cuidados com a Amazônia. Ao final da celebração muitos devotos foram ao trono da Rainha e Padroeira do Brasil, pedir a benção e a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Logo em seguida, às 9h, presidida pelo pároco Walterlei Anderson de Sá, ocorreu a segunda missa do dia, sendo muito especial por nela ter sido realizado o batizado de 23 crianças. Foi a primeira vez que o batizado foi realizado com santa missa no Santuário. Este sacramento ocorre a 26 anos, sendo uma maneira de marcar o dia das Crianças.

Ao meio dia, enquanto os sinos dobravam e os rojões marcavam a Hora do Angelus, se iniciava o Terço em honra a Rainha e Padroeira do Brasil. Muitos devotos participaram deste momento de fé e piedade diante da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O terço foi rezado   pelo   senhor   Hildebrando   Hortense,   que   completou   27   anos   de recitação   do   santo   terço   em   nosso   Santuário.   Em   frente   ao   altar   da Padroeira havia um menorá com 7 velas, onde cada uma lembrava um milagre de Nossa Senhora Aparecida reconhecido pela igreja (encontro da imagem, velas que se apagaram e acenderam sozinhas, a cura da menina cega, a libertação do escravo Zacarias, o arrependimento do cavaleiro, o menino no rio e o milagre do caçador). Ao final do terço o significado destes sete milagres mostrou aos devotos quais os milagres que desejavam neste dia.

Dentro da Festa das Comunidades o terço como já é tradição também foi  rezado  em  todas  as  capelas  urbanas,  além  do  Santuário,  estiveram unidas   em  oração   as  comunidades  de   São  Benedito   e   Santa   Edwiges, comemorados também neste mês de outubro e todo o povo de Deus.

Durante todo o dia os dois locais mais visitados foram o altar de Nossa Senhora Aparecida, a qual recebeu dezenas de vasos de flores e a Sala   dos   Milagres,   onde   neste   ano   de   2019,   recebeu   inúmeras   novas promessas.

Por volta das 16h, milhares de fiéis começaram a chegar ao Largo Nossa   Senhora   Aparecida,   para   participarem   da   procissão   e   missa campal,   nem   o   intenso   calor   desanimou   os   devotos,   que   chegavam descalços ou acompanhados de crianças vestidas de anjos. Às 17h, teve inicio a piedosa procissão pelas ruas do bairro, com os andores da Rainha e Padroeira do Brasil, São Benedito e Santa Edwiges, representando assim as comunidades urbanas. Foi a primeira vez que eles participaram desta bela procissão.

A   santa   missa   campal   esse   ano   foi   celebrada   no   Coreto   José Commandini. O motivo da escolha deste local, foi relembrar a primeira missa celebrada na Vila Hermes, que foi exatamente onde se encontra o referido   coreto.   A   presidência   da   celebração   foi   realizada   pelo   padre Walterlei e concelebrada pelo padre Marcos.

Durante a homilia, o padre Walterlei afirmou que Deus fala ao seu povo e muitas vezes se revela nas coisas mais simples, como o ocorrido com os três pescadores, em 1717, quando pescaram a pequena imagem de Nossa   Senhora   no   rio   Paraíba   do   Sul.   Até   os   dias   atuais,   Deus   tem derramado   graças   intermináveis  ao  seu  povo,   com   a  amorosa  ajuda   e intercessão de Nossa Senhora, mãe de todos os cristãos e de cada brasileiro.

Finalizando as solenidades religiosas o padre Walterlei agradeceu a todos que estavam trabalhando e colaborando para o bom êxito da Festa das Comunidades.

Ao final da missa todos se voltaram para a Praça Luiz Fabri, para acompanharem a tradicional e esperada queima de fogos, que há mais de 20 anos é ofertada pelo senhor Hildebrando Hortense, em agradecimento por uma graça alcançada através da intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Um belo espetáculo com chuva de prata e fogos de diversas cores iluminou  o   céu  de Borborema,   encantando   e   agradando  os  devotos  de Borborema e região, que foram até o local. Em seguida a Rua Regina Maria Trolezzi, em frente ao Santuário, acolheu milhares de pessoas para a animada noite de quermesse, com show da  dupla  Bruno Cesar   e  Marquinhos,  que residiriam no  bairro durante alguns anos. Foi um belo momento de confraternização das comunidades neste dia tão especial para os brasileiros.

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos