BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Notícias Ibitinga Bisneta de arquiteto que projetou chafariz lamenta reforma: 'Um pecado'

Bisneta de arquiteto que projetou chafariz lamenta reforma: 'Um pecado'

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

rafaela

Rafaela é bisneta do arquiteto e escultor que fez o chafariz em 1917 (Foto: Arquivo pessoal/Rafaela Tucci)

Do G -  A bisneta do arquiteto responsável pelo projeto original do chafariz da Praça Rui Barbosa, em Ibitinga (SP), usou as redes sociais para manifestar a tristeza com a revitalização do local. A prefeitura divulgou, nesta semana, imagens do antes e depois da fonte no perfil da administração em uma rede social e a postagem causou revolta dos moradores e também críticas da maioria dos internautas.

 

ibitinga2


Rafaela Tucci conta que o bisavó, Rosalbino Tucci, foi o arquiteto e escultor de várias obras na cidade, duas delas na praça Rui Barbosa, além do próprio chafariz. “Para gente foi uma coisa pessoal, de família, porque era uma obra do meu bisavô e ficamos muito chateados com o que fizeram. Foi um absurdo, além de ser um pecado para cidade, ficamos tristes”, desabafa a jovem, em entrevista ao G1.

ibitinga3Chafariz foi construído em 1917 (Foto: Reprodução)
A fonte foi construída em 1917, segundo o site da prefeitura, mas não é tombado como patrimônio histórico. Ela ganhou nova pintura que diverge do projeto original. O pai e a irmã de Rafaela seguiram a profissão do bisavô e, segundo ela, a irmã ficou chocada ao ver a foto divulgada pela prefeitura.

 

“Foi ela que me mostrou e achou um absurdo. Aquilo não foi uma restauração, tirou toda identidade da obra”, completa. A irmã de Rafaela, Natália Tucci, também se manifestou nas redes sociais. "Um desrespeito à história da cidade, na minha opinião como arquiteta e urbanista. Fico triste com essa imagem como bisneta do Rosalbino. Restaurar é resgatar os traços da obra. E não esse borrão colorido."

Atualmente, Rafaela não mora mais Ibitinga, mas contou que o bisavô era bastante conhecido na cidade e tem até rua com o nome dele e que todos na família conheciam as obras dele. “O coreto e a águia que estão na praça são obras dele também. A gente espera que seja feito algo diante da repercussão negativa, mas acho difícil, a intenção até poderia ser boa, mas ficou ridículo.”

Repercussão na internet
Muitos internautas manifestaram indignação em relação às mudanças feitas. Um internauta comenta a mudança da obra original. “Vocês conseguiram destruir uma arte de 1917 e transformaram em uma piada feia e de mau gosto. Parabéns pelo chafariz mais feio da história do Brasil.”

Outro comentário mostra a indignação com a mudança. “Por Deus isso é um crime contra o patrimônio! Consultem pessoas da área antes de gastar dinheiro público transformando um bem cultural em um carro alegórico”, diz um dos comentários. Além das manifestações, a imagem também virou memes nas redes sociais. Várias montagens foram feitas usando a foto da fonte reformada.

Em nota, a Prefeitura informou que a praça estava em péssimo estado de conservação. O chafariz estava com a parte hidráulica danificada, sem a parte elétrica, com pichações e a fonte não funcionava há anos. A administração esclarece que a parte central do chafariz, onde estão os leões, não teve a sua estrutura alterada foi limpa e repintada, sendo preservada integralmente.

A prefeitura também emitiu nota sobre os comentários dos moradores. Confira abaixo:

"A ‘Praça Rui Barbosa’, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado de conservação. O chafariz estava com a parte hidráulica depauperada, com a parte elétrica inexistente e a fonte não funcionava há anos, em todo este tempo limitou-se apenas a aplicar camadas e camadas de tintas, deformando a escultura original, sem a preocupação de colocá-la em funcionamento. Esta administração preocupou-se em revitalizar, não apenas o chafariz, mas toda a praça, construindo novos sanitários, promovendo o plantio de mudas e recuperando a pintura de todas as construções ali existentes, atendendo aos anseios da população. Em relação a fonte recuperamos toda a parte hidráulica e elétrica; o guarda corpo que estava totalmente danificado, com pichações e que, por ser baixo era fonte de risco para as crianças; fizemos a impermeabilização e o assentamento de pastilha. De se esclarecer que a parte central do chafariz, onde estão os leões, não teve a sua estrutura alterada foi limpada e repintada, sendo preservada integralmente. O local não é tombado como patrimônio histórico, mas nos preocupamos em deixá-lo em estado que dê para ser utilizado pela população, pelas famílias e pelos turistas, devolvendo ao povo, este importante patrimônio que estava completamente abandonado. Quanto aos comentários na rede social nosso posicionamento é que vivemos em um estado democrático, onde é livre a manifestação de pensamento e ficamos felizes por receber opiniões diversas, umas com fundamentos, outras com total desconhecimento dos serviços realizados, sendo que a maioria dos comentários são de pessoas de fora de Ibitinga, e respeitamos todas as opiniões. Vai aqui o convite para que quem não conhece venha até a nossa Estância Turística, a ‘Capital Nacional do Bordado’."

ibitinga
Depois das críticas, prefeitura postou outra imagem justificando obras na praça (Foto: Reprodução)

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Novos Vídeos