BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Notícias Itápolis

ALERTA SARAMPO: Vacinação é melhor meio de prevenção

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu Nota Informativa recomendando a aplicação da vacina Tríplice Viral (sarampo-caxumba-rubéola) para crianças na faixa etária de 6 a 11 meses, que residem ou se deslocarão para municípios identificados em situação de surto de Sarampo), 15 dias antes da viagem, (confira a lista das cidades: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/imunizacao/doc/lista_municipios-com-surto-de-sarampo-13-de-agosto-de-2019.pdf. A nova medida se deve ao aumento expressivo no número de casos da doença. Até 10 de agosto, só no estado de São Paulo foram confirmados 1.319 registros de sarampo, distribuídos em 51 municípios, porém, a maior parte dos diagnósticos está concentrada na grande São Paulo. Em nossa região há casos em Ribeirão Preto, Sertãozinho e São Jose do Rio Preto.  

Em 2019, foram confirmados casos de sarampo também nos estados: Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Desde o ano 2000 o Brasil, não enfrentava a circulação endêmica do vírus do sarampo, quando registrava apenas casos esporádicos e surtos limitados, relacionados à importação.

Portanto, os paulistas devem ficar em estado de alerta para o sarampo, sabendo que a VACINAÇÃO é a forma mais eficaz de prevenir a doença que já fez muitas vítimas no passado!

FAIXA ETÁRIA DA VACINAÇÃO
O calendário de rotina do Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde prevê a administração de uma dose da vacina Tríplice Viral (caxumba-rubéola-sarampo) aos 12 meses e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Pessoas com menos de 30 anos devem tomar 2 doses e pessoas entre 30 e 59 anos devem tomar uma dose. Pessoas com 60 anos ou mais não precisam ser vacinadas.

SALAS DE VACINAÇÃO
A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alaide Hungaro Cunha, orienta que em caso de dúvidas, os itapolitanos devem procurar uma das Salas de Vacinas do Município para avaliação da caderneta de vacinação e, se necessário, receber a vacina contra o sarampo!
Salas de Vacina de Itápolis:
• Centro de Saúde “Dr. Luis Antonio Monteiro”
• UBS “Dr. Paulo Brasil” (Jardim Redenção)
• UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
• UBS Distrito de Tapinas

SINTOMAS DA DOENÇA
Os sintomas estão: febre alta, tosse, conjuntivite, coriza, manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas e tem como complicações mais frequentes otite, pneumonia e encefalite. As faixas etárias de maior risco de adoecimento são os menores de 5 anos e de 15 a 29 anos de idade.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações para óbitos. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos