BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Notícias Itápolis Itápolis terá Mutirão de prevenção do câncer no colo de útero em junho

Itápolis terá Mutirão de prevenção do câncer no colo de útero em junho

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

cc 

No próximo mês será realizado em Itápolis o 'Mutirão de Prevenção do Câncer do Colo de Útero', pelo Hospital de Câncer de Barretos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os exames serão realizados pelo novo método Citologia de Base Líquida. De acordo com a enfermeira coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Itápolis, Natália Manginelli, o exame de Base Líquida é o método mais moderno e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero.

 “A citologia em meio líquido melhora a sensibilidade do método tradicional, constituindo uma excelente ferramenta diagnóstica na identificação precoce das lesões celulares que podem levar ao câncer do colo do útero”, explicou. Para fazer o exame é necessário que as mulheres apresentem os seguintes documentos: RG, CPF e Cartão do SUS.

Os dias especiais do Mutirão serão:

13 e 27/06 – Posto de Saúde Paulo Brasil do Jardim Redenção e Posto de Saúde Jacy Tucci da Vila Santos (8:00 às 13:00 horas).

20/06 – Posto de Saúde de Tapinas (8:00 às 13:00 horas).

04/07 – Local: Posto de Saúde de Nova América (8:00 às 13:00 horas).

O objetivo do exame é reconhecer as lesões pré-cancerosas do colo do útero, elas não causam qualquer sintoma e, por isso, só é possível diagnosticar a doença se a mulher fizer exames regularmente. O exame preventivo deve ser realizado periodicamente (no máximo a cada três anos) por toda mulher que tem ou teve atividade sexual, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.

Vale lembrar que até mulheres grávidas podem fazer o exame. Porém, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença do sangue pode prejudicar a análise e a eficácia do exame, que consiste na coleta de material do colo de útero, parte do útero que fica em contato com a vagina: uma amostra é retirada da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice).

O vírus HPV transmitido na relação sexual é o principal causador do câncer de colo do útero e os fatores que ajudam a desenvolver a doença são: a falta do uso de camisinha, inicio da vida sexual precoce, vida sexual com vários parceiros, baixa imunidade e alimentação de baixa qualidade em nutrientes.

Não perca esta oportunidade de realizar seu exame preventivo, gratuitamente!

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos