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Secretário de Taquaritinga exige troca de lâmpada, ameaça prejudicar loja e xinga funcionária

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Secretário da Saúde de Taquaritinga, SP, ofende vendedora de loja de materiais elétricos (Foto: Reprodução)

Um vídeo gravado por um morador de Taquaritinga (SP) mostra o secretário municipal da Saúde, Tomás Fernando de Mendonça, ameaçando prejudicar uma loja em licitações da Prefeitura e ofendendo a vendedora, ao exigir a troca de uma lâmpada comprada no local e que havia queimado.3

Em nota, o secretário se desculpou pelo ocorrido, classificando o fato como “lamentável” e “isolado”, e destacando que não possui qualquer influência sobre o setor de licitação da Prefeitura de Taquaritinga, principalmente no que se refere às contratações.

A loja Felipe Materiais Elétricos também divulgou uma nota esclarecendo que segue a política de troca e substituição de produtos com problemas determinada pelo Código de Defesa do Consumidor, e que o “incidente foi resolvido e encerrado”.

O desentendimento ocorreu na última sexta-feira (20) e foi gravado por um cliente do estabelecimento, que disse ter ficado indignado com a situação. Logo depois, as imagens passaram a ser compartilhadas pelos moradores no WhatsApp.

Segundo apuração do Jornal da EPTV, a lâmpada custou cerca de R$ 15. Exaltado, o secretário diz que o produto queimou no dia seguinte à compra. Depois, Mendonça afirma que o problema ocorreu um mês depois e exigia garantia de um ano.

Secretário: Eu vou queimar vocês na licitação da prefeitura. Pode enfiar essa lâmpada no...

Vendedora: O senhor não pode faltar com o respeito com a gente.

Secretário: E por que que ele não resolve nada?

Vendedora: Mas o senhor... a gente não está sendo mal educado com o senhor.

Secretário: Então, vocês não vão ganhar mais nenhuma licitação na prefeitura, eu juro por Deus.

Logo depois das ofensas, Mendonça insiste que a vendora lhe forneça o número do celular do proprietário da loja. O secretário então telefona para o comerciante e, nesse momento, o cliente que está ao lado, no balcão, para de gravar o vídeo.

 

Pedido de desculpas

Em carta divulgada nesta segunda-feira (23), o secretário da Saúde disse que o fato ocorreu “em um momento de nervosismo e delicado de saúde”, e que não deveria ter se exaltado, destacando que esse tipo de atitude não faz parte da personalidade dele.

Mendonça afirmou que já se desculpou com a loja de materiais elétricos, com a atendente, com o prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Marsico (PSD) e com a equipe da Secretaria de Planejamento, responsável pelo Setor de Licitações e Compras.

“O Departamento de Licitação da Prefeitura Municipal, desde o início da gestão, trabalha de forma independente e conta com servidores de alta idoneidade moral e ilibada reputação, que têm conduzido o setor com a maior seriedade, lisura, primando pela estrita legalidade e transparência”, diz o comunicado.

Por fim, o secretário se desculpou com a população e afirmou que “esta situação isolada não compromete o andamento dos trabalhos da Secretaria da Saúde”.

 

Caso encerrado

Também em nota, a Felipe Materiais Elétricos explicou que segue a política de troca e substituição de produtos com problemas determinada pelo Código de Defesa do Consumidor, destacando que possui mais de 20 anos de atuação e jamais teve um incidente que abalasse sua reputação e credibilidade.

“Inclusive, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, os produtos com defeito devem ser enviados para a assistência técnica da fábrica do produto, e em vários casos, como o de lâmpadas, chuveiros, ventiladores, são trocados a título de cortesia da Felipe Materiais Elétricos, imediatamente no balcão de atendimento”, diz o comunicado.

A loja afirmou também que todos os colaboradores prezam pelos bons modos, educação e cortesia, e que isso se constata nas orientações dadas pela atendente diante da discussão calorosa.

“Entendemos que o referido secretário estava com problemas particulares e, infelizmente, se exaltou. Imediatamente entramos em contato com o prefeito ocorrido, assim como o referido secretário também o fez”, diz a nota.

Por fim, a empresa informou que o incidente foi resolvido e encerrado.

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