Colors: Blue Color

O carro de Giuliano Ricca, irmão do ator Marco Ricca que está desaparecido há seis anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (2) próximo à Rodovia Presidente Dutra, em Santa Isabel. Segundo informações da Polícia Militar, dentro do veículo, que apresentava sinais de capotamento, havia uma ossada.

O menino Matheus Macedo Campos, de apenas 11 anos, morreu na tarde de domingo (23), após descarga elétrica recebida enquanto usava um telefone celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, oeste do Pará. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta quarta-feira (8) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em março - um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários.

A carroça lotada não é sinônimo de renda na pandemia para quem depende da coleta de material reciclável. No dia 24 de maio, em Sorocaba, uma mulher que revirava o lixo debaixo de chuva em busca de comida para a família de 24 pessoas desencadeou uma campanha de voluntários focados em reverter a situação.

Segundo a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), em todo o país há aproximadamente 1 milhão de catadores. No estado de São Paulo, a instituição afirma que cerca de 50 mil pessoas dependem da atividade.

Não há números exatos, mas a estimativa da ANCAT é que 90% dos catadores tiveram a renda reduzida por conta da paralisação ou pela dificuldade de comercializar o material recolhido por conta da interrupção da cadeia da reciclagem e tiveram os salários, que varia de meio a um salário mínimo, diretamente afetados.

A família de Sorocaba, a qual mobilizou voluntários para ajudá-la, era totalmente dependente da coleta para viver. Ao todo, vivem juntos a dona Ângela Camargo, de 52 anos, o marido Gilberto Camargo, de 54, os filhos, que trabalham com reciclagem, genro, noras e os netos.

Na ocasião em que enfrentou a chuva em busca de comida, Ângela pediu a uma moradora que quando ela fosse levar o lixo também deixasse uma coberta ao lado da lixeira.

“Ali mesmo comecei a pensar em como ajudá-los, porque eles eram invisíveis. Ela disse que o sonho dela é ter uma casinha, com uma sala, poder assistir televisão. A situação da casa é muito precária, quando chove entra tanta água, eles perdem tudo, convivem com a água”, conta uma das voluntárias Ana Carolina Andrade Piccini.

Adriel Bispo de Souza, um menino de 12 anos de Salvador (BA), sofreu um ataque racista na página do Instagram em que compartilha resenhas de livros. Após o episódio, internautas se mobilizaram, enviaram mensagens de apoio ao menino e o perfil ganhou mais de 300 mil seguidores em menos de um dia. Antes do caso acontecer, o @livrosdodrii tinha 300 seguidores. Neste domingo, a página computa 729 mil seguidores. Para seguir a página no Instagram, click aqui.

Apesar das mudanças que são previstas para os primeiros dias de junho, é importante lembrar a secura que enfrentamos durante o mês de maio. O mês de maio está terminando com chuva muito abaixo da média na cidade de São Paulo. Nos últimos dias, baixos índices de umidade relativa foram registrados por várias cidades do estado, inclusive na capital. O recomendado para a nossa saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde, são valores acima 60%.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na quarta-feira (20) duas ações que contestam a validade de decisões judiciais que determinaram o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o país. A decisão da Corte deverá esclarecer se a Justiça pode impedir o funcionamento temporário do aplicativo devido à recusa de entrega de informações de usuários investigados por diversos crimes.

Do G1 - Como o isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está transformando nossos hábitos e as cidades pelo Brasil.

Mais Lidas