Colors: Yellow Color

No último dia 29 de junho, a Terra registrou seu dia mais curto desde que os cientistas começaram a usar relógios atômicos de alta precisão para medir a velocidade de rotação do nosso planeta, nos meados de 1960.

De acordo com um levantamento feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês), a Terra completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas (1 ms corresponde a um milésimo de segundo, ou cerca de 0,001s).

Xuxa acertou novos projetos com plataformas de streaming, inclusive, para participar de uma série de ficção que o Globoplay desenvolve com base em sua vida.

“Eu tenho lido as coisas que elas me mandam. Dani, a diretora, é argentina e mora em Los Angeles, nos Estados Unidos. As outras são de São Paulo. O próximo passo é ver quem vai fazer os papéis A, B, C e D… Mas acho que (a série) deve sair só em 2024”, disse a apresentadora, em entrevista à coluna de Patricia Kogut, do jornal “O Globo”.

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29/7) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. De acordo com a pasta, a vítima é um homem de 41 anos que morava na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

O paciente, segundo o Ministério da Saúde, tinha "imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que o levaram ao agravamento do quadro". Ele foi "hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox (varíola dos macacos)", segundo uma nota enviada à imprensa.

William Bonner é, sem dúvidas, o maior nome do jornalismo da TV Globo. Atualmente, o comunicador comanda o “Jornal Nacional”, no qual também é editor-chefe. No entanto, de acordo com informações do portal de notícia TV Foco, o jornalista assumirá em breve um novo projeto na emissora.

Isso porque, com as eleições se aproximando, a Globo pretende se movimentar para fazer uma ampla cobertura sobre o cenário político brasileiro. Por conta disso, Bonner ficará responsável por mediar o debate entre candidatos presidenciais, previsto para 29 de agosto. Com isso, a partir desta data, sua presença no Jornal Nacional será menor.

Um estudo inédito no Brasil busca identificar se há formas de prevenir o diabetes tipo 1. A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), conta com estudiosos de todo o país, entre eles o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, que atua em Ribeirão Preto (SP).

“O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que não tem prevenção até hoje consagrada, e a gente quer saber se isso é possível. É uma doença que acomete muitas crianças e jovens. Se a gente conseguir pelo menos retardar o diagnóstico, a gente vai facilitar a vida de muita gente”, diz Couri.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há seis dias, a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. Conhecida internacionalmente como monkeypox, a doença, endêmica em regiões da África, já está atingiu neste ano 20.637 pessoas em 77 países.

No Brasil, já são 978 casos, sendo 744 apenas em São Paulo. Considerando a importância da informação para combater o avanço do surto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou nesta quinta-feira (28) um encontro onde especialistas apresentaram o que já se sabe sobre a doença e também responderam dúvidas de participantes presenciais e online.

A partir desta quinta-feira (28), uma massa de ar polar que está chegando ao Sul do país derruba as temperaturas ao longo de todo o fim de semana também no Sudeste e Centro-Oeste.

Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, serão esperadas geadas, temperaturas abaixo de zero e até neve em algumas cidades serranas. As capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre terão temperaturas mínimas abaixo dos 10°C – no Sudeste, São Paulo viverá o mesmo clima no domingo (31), com mínima de 9°C.

Na sexta-feira (29), a frente fria deverá trazer chuva e baixar as temperaturas na capital paulista. No entanto a chuva deverá ser apenas na sexta. O sábado será o dia mais frio da semana, com mínima de 10º C e máxima de 18º C.

No domingo, a máxima deve voltar para os 28º C, e, durante a semana, o tempo aberto e com máximas altas volta a predominar.

G1