BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Notícias Itápolis Campanha de vacinação contra gripe tem início dia 23

Campanha de vacinação contra gripe tem início dia 23

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acontece entre os dias de 23 de abril a 1º de junho nas Unidades de Saúde de Itápolis, assim como em todo país. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alaíde Hungaro Cunha, a vacinação contra gripe (Influenza) mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção à “gripe grave” e suas complicações.

Neste ano, a exemplo do ano passado, a vacinação será aplicada nos grupos prioritários, indicados pelo Ministério da Saúde, em etapas:

- a partir do dia 23 de abril: profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mias de idade;

- a partir do dia 2 de maio: crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto;

- a partir do dia 9 de maio: pessoas portadoras de doenças crônicas, em qualquer idade, com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros). Professores das escolas públicas e privadas (desde o ensino fundamental até o superior) mediante a apresentação de crachá ou holerite e os privados de liberdade.

Não se esqueça: é importante levar Carteira de Vacinação, principalmente das crianças, no dia de receber a vacina!

POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE, NO PERÍODO DA CAMPANHA, DURANTE A SEMANA:

DE 23 DE ABRIL A 1º DE JUNHO

- Centro de Saúde

- UBS Drº Paulo Brasil (Jardim Redenção)

- UBS Jacy Tucci (Vila Santos)

- UBS Jardim São Benedito

-USF Jardim São Lucas

- UBS Tapinas

- UBS Nova América

OBS: no horário de funcionamento da Unidade.

POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NO SÁBADO:

DIA 12 DE MAIO

- Centro de Saúde: 8 às 17 horas

- UBS Drº Paulo Brasil (Jardim Redenção): 8 às 17 horas

- UBS Jacy Tucci (Vila Santos): 8 às 17 horas

- UBS Tapinas: 8 às 13 horas

- UBS Nova América: 8 às 13 horas

SABENDO MAIS SOBRE A GRIPE:

A gripe (causada pelo vírus Influenza) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Caracteriza-se por uma elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto da boca, olhos e nariz.

A síndrome gripal (gripe) caracteriza se pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves pode ocorrer dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, sendo a complicação mais frequente a pneumonia; que é causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana, podendo levar até ao óbito.

GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?

GRIPE- A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e é transmitida, principalmente, de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia e até mesmo óbito.

RESFRIADO- Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus. Seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe, porém, são sintomas mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.

A VACINA PROVOCA REAÇÃO?

A vacina é muito segura! Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar, mas, estes sintomas duram entre 1 e 2 dias. É importante ter conhecimento de que a vacina NÃO causa gripe!

A vacina só é contra indicada para pessoas que tem alergia grave a ovo.

PORQUE VACINAR TODO ANO?

Porque o vírus se modifica, constantemente, a cada ano. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto é necessário o reforço todo ano para garantir a proteção contra a gripe.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos