BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Notícias Utilidade Pública Inscrições: Programa da USP ajuda alunos de escolas públicas a se prepararem para o vestibular

Inscrições: Programa da USP ajuda alunos de escolas públicas a se prepararem para o vestibular

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Os estudantes podem ter diversos benefícios e melhorar o desempenho nos exames de seleção. As atividades são gratuitas.

usp

Estão abertas até o dia 12 de abril as inscrições on-line para a Competição USP de Conhecimentos (CUCo), destinada aos alunos de ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. (Clique aqui para acessar o formulário.)

A CUCo integra o Programa Vem pra USP!, que tem como objetivo incentivar esses estudantes a ingressarem nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo do vestibular e de outros processos seletivos para o ensino superior. O programa é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo e a Fuvest (fundação responsável pelo vestibular da USP)

Pode participar da CUCo quem está no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio ou técnico. A competição é um desafio com duas provas. A primeira fase é on-line, com testes de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática. Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial, na própria escola onde o aluno estuda. O conteúdo inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades.

Não há custo para os participantes em nenhuma fase da competição.

Os mais bem classificados dos três anos do ensino médio e técnico recebem prêmios, como: isenção da taxa do vestibular (para aluno do 3º ano); monitoria de matemática pela internet; bolsas Santander de iniciação científica na USP; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e visitas à Universidade. Professores, escolas e grêmios estudantis também são premiados, de acordo com o regulamento.

O coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, destaca que “a competição é inclusiva e os estudantes concorrem apenas em sua própria escola, ou seja, todas as escolas podem ter estudantes premiados. Estão previstos mais de R$ 500 mil em prêmios e isenções na taxa de inscrição do vestibular organizado pela Fuvest”.

Mais de 350 alunos que participaram do programa foram aprovados no último vestibular da USP

“O programa é essencial para preparar e motivar o aluno do ensino público, visando seu ingresso na USP ou em qualquer outra instituição de ensino superior. É fundamental que o estudante participe porque, além de uma expectativa de melhor formação, há também uma maior possibilidade de sucesso na sua vida profissional”, explica o professor Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP e idealizador da CUCo.


Ele destaca também o suporte dado ao aluno com vulnerabilidade socioeconômica. “Vir para a USP é uma oportunidade única. Aqui ele encontrará um ambiente acadêmico - de ensino, pesquisa e extensão - e também apoio para sua permanência na universidade, ou seja, não importa se há uma dificuldade socioeconômica, se o aluno se dedicar e ingressar na graduação, a USP oferece um conjunto de benefícios e bolsas como, por exemplo, moradia, alimentação e transporte”

Serviço:

Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

Inscrições:

Até 12 de abril de 2019, no site www.vemprausp.org.br

Quem pode participar:

Alunos dos ensinos médio e técnico de escolas públicas paulistas

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos