Pesquisa realizado pelo buscador com 400 pessoas revela ainda que 37% das pessoas pretendem comprar presente pela internet, mas 20% só depois do fim da quarentena.


Dia das Mães: apenas 3 em 10 brasileiros pretendem comprar presentes na data Dia das Mães: apenas 3 em 10 brasileiros pretendem comprar presentes na data

O Dia das Mães sempre foi aguardado com expectativa pelo comércio por ser uma das melhores datas de vendas, rivalizando com o Natal. Mas, este ano, por conta do isolamento social e do fechamento de lojas para conter a pandemia, os comerciantes não devem ver uma grande receita entrando. Isso pra dizer o mínimo.

Uma pesquisa feita pelo buscador Google com 400 brasileiros para entender o comportamento do consumidor para o Dia das Mães mostra que apenas três em cada 10 pessoas - ou 32% dos entrevistados - pretendem presentear na data. As pessoas foram entrevistadas entre 8 e 11 de abril, quando ainda não estava claro se haveria um afrouxamento da quarentena nas cidades.
Siga o Valor Investe:

Para 58% das pessoas, o atual cenário deve impactar a celebração de Dia das Mães e alguns costumes de comemoração, como o almoço com a família reunida, serão deixados de lado:

    O almoço terá menos convidados para 39% dos entrevistados
    Não haverá ou não irei ao almoço de Dia das Mães, disse 27% das pessoas
    Não irão a restaurantes foi uma resposta dada por 23% do total
    Cerca de 11% disse que deixará ou adiará alguma viagem na data

Já para 60% do brasileiros, a forma de comprar presentes mudará em 2020. Veja as respostas dos entrevistados quando perguntados a respeito disso:

    Comprar on-line: 37%
    Vou comprar de pequenos comércios próximos: 20%
    Comprar depois da quarentena: 20%
    Vou pedir a minha mãe para escolher: 15%
    Comprar com antecedência: 12%
    Comprar de revendedores/catálogos: 7%


Opções de presente

Com o objetivo de facilitar a compra, 36% dos brasileiros pretendem mudar a categoria de presente que estão habituados a dar na data. Para estes, a principal razão é:

    Escolher presentes que são mais fáceis de comprar on-line: 27%
    Dar presentes que ajudem na quarentena: 25%
    Escolher presentes mais fáceis ou sem necessidade de troca: 20%
    Dar presentes mais baratos: 18%
    Poder comprar na loja física: 10%

Ao lado de categorias de produtos que tradicionalmente vendem bem na data, como moda, beleza e eletrodomésticos e eletrônicos, é possível que este ano seja diferente. O próprio Google comenta que, em 2020, as marcas e o varejo precisam ajudar a celebrar o Dia das Mães em um ano atípico, em que as homenagens são a maioria à distância e pelo computador e celular.

“O sortimento, que já é palavra-chave para a data, passa a ser ainda mais relevante, com o surgimento de interesse em novas categorias”, diz o buscador, dando uma sugestão aos comerciantes, especialmente os que estão na esperança de vender pela internet este ano.


Fonte: Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo