A Defesa Civil de Araraquara, assim como em varias cidades do Brasil, está realizando a chamada ‘Operação Estiagem’, plano de ações empregadas para fazer frente as questões do período de estiagem, principalmente relacionadas às queimadas

Em Araraquara, a operação está sendo realizada em conjunto com secretarias do município, da Defesa Civil e de órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Segundo o gerente da Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua a operação vem para diminuir as queimadas e o impacto ambiental.

“Hoje damos o start na operação, um plano de ações empregadas para que a gente possa fazer frente as questões do período de estiagem, principalmente relacionadas às queimadas”, disse Dell’Acqua em entrevista à EPTV.

As ações devem ir até o final de setembro com objetivo de coibir a incidência de incêndios. Para isso, a pasta pede a colaboração da comunidade.

“O poder público sozinho não terá êxito sem a união da população. Cada pessoa fazendo sua parte, mantendo suas áreas limpas e principalmente denunciando. O incêndio é crime tanto no Código Penal quanto na Lei de Crimes Ambientais inclusive com detenção e multa”, concluiu.

Os canais de denúncias de incêndios e queimadas em Araraquara são:
Fiscalização – 16 3339 5000
Corpo de Bombeiros – 193
Defesa Civil –199

Nos quatro primeiros meses de 2024 foram registradas 36 queimadas contra 10 ano no mesmo período do passado. Já na primeira semana de maio foram 56 registros.

* Com informações da EPTV Central