Colors: Yellow Color

A jovem Ana Clara Almeida de Souza, de 19 anos, conquistou o 2º lugar no Miss Brasil Aqua Nature, um dos principais concursos de beleza do país, no último sábado (13), em Joinville (SC).

Moradora de Assis, no centro-oeste paulista, Ana Clara já ostentava a faixa de Miss São Paulo Aqua Nature e, com a vitória no concurso estadual, ganhou o direito de representar o estado mais populoso da nação na competição nacional.

Natural de Maracaí, no interior de SP, a jovem garante que fez questão de levar esse pedaço tão particular do estado, onde nasceu e foi criada, para a disputa. Respaldada pelo 2º lugar na competição, ela afirma ter tido sucesso na jornada de compartilhar a vida "simples" do interior.

No recém-lançado “O bom da idade” (Objetiva), o neurocientista Daniel Levitin é categórico: o raciocínio abstrato e a inteligência prática aumentam com o passar dos anos. Logo na introdução, reconhece que, quando jovem, achava que a velhice era sinônimo de debilidade e declínio. No entanto, à medida que envelhecia e convivia com pessoas idosas – agora é um sexagenário e seus pais, na faixa dos 85 anos, esbanjam vitalidade – mudou completamente de ideia.

“Quando algumas faculdades ficam mais lentas, entram em ação mecanismos extraordinários de compensação – mudanças positivas de disposição, acompanhadas pelas vantagens excepcionais da experiência”, escreve.

Levitin viu o avô ser afastado de suas funções no hospital onde trabalhava porque tinha completado 65 anos (acabou morrendo aos 67). Seu pai também foi incentivado a deixar a empresa da qual era dono aos 62 anos, para abrir caminho para alguém mais jovem. Como consequência, entrou em depressão. Dois exemplos tão próximos de vítimas de etarismo podem ter pesado quando pensou no livro, que é do tipo “vale quanto pesa”. Ao longo de suas mais de 500 páginas, faz um raio-X do processo de envelhecimento e explica:

 “O principal fator isolado para o envelhecimento saudável é o traço de personalidade da conscienciosidade. As pessoas conscienciosas são mais capazes de ter um médico de confiança e se consultar quando estão doentes. São mais capazes de fazer check-ups com regularidade e cumprir seus compromissos profissionais, familiares e financeiros. Pode parecer uma questão essencialmente prática, mas esses traços guardam íntima relação com uma ampla variedade de resultados positivos na vida, entre eles a longevidade, o sucesso e a felicidade”.

Isabella Fiorentino começou aos 13 anos e desfila na 57ª edição da SPFW Reprodução/Instagram/Marcelo Soubhia/@agfotosite/SPFW

 A 57ª edição da SPFW começou na terça-feira (9) e segue até o domingo (14) com o tema “Sintonia”. Junto a ele, muita representatividade nas passarelas.

As marcas e estilistas apostaram na inclusão de modelos maduras nos desfiles, como já visto em edições passadas, mas dessa vez como forma de se conectar ainda mais com suas clientes e questionar estereótipos.

“A consumidora que curte moda e que tem mais poder aquisitivo pra isso é a mulher madura,” diz Isabella Fiorentino (46), à SPFW. Quando começou, aos 13, não era comum dividir o backstage com modelos acima de 30: “era muito raro uma modelo mais madura”.

Além de Fiorentino, Ticiane Pinheiro, 47, também desfilou para Lino Villaventura. “Fui modelo por muitos anos, participei de vários castings para o SPFW, mas nunca consegui desfilar neste evento que é o sonho de qualquer modelo”, compartilhou Ticiane.

Três influenciadores sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus após ficarem com os pés imersos em um balde de gelo com sal grosso durante uma prova para um reality show promovido pelo cantor de brega funk Anderson Neiff, no Recife. De acordo com o cantor, toda a prova foi feita com a supervisão de um bombeiro.

O acidente aconteceu no sábado (6), durante uma prova de resistência do reality "N1 Influencers", que é gravado por Anderson para as redes sociais. Durante a atividade, MC Thammy e os influenciadores Teus Neiff e Artur Braz ficaram 15 minutos com os pés dentro do balde.

Após o fim da prova, eles notaram as queimaduras.

"Assim que tiraram, eles começaram a gritar muito, [dizendo] que estava ardendo, choraram muito. Eu fiquei em estado de choque e o bombeiro disse 'não, está tranquilo, é só colocar no ventilador aqui'", disse Anderson Neiff em um pronunciamento feito no Instagram.

O fundador do grupo 14 Bis, Flávio Venturini, faz show em Ribeirão Preto nesta quinta-feira (4), no Theatro Pedro II. A apresentação está marcada para às 20h e ainda há ingressos disponíveis para venda (veja abaixo).

Flávio Venturini, que é cantor, compositor e instrumentista traz o show “Coração a Dentro” com sucessos de sua carreira de quatro décadas, como “Todo Azul do Mar”, “Nascente”, “Noites com Sol”, “Linda Juventude” e “Mais uma Vez”, a icônica parceria com Renato Russo.

Há muito tempo, físicos suspeitam que as misteriosas partículas "fantasmas" que nos rodeiam poderiam ajudar a avançar muito na compreensão da verdadeira natureza do Universo.

Agora os cientistas acreditam que encontraram uma maneira de provar se essas partículas existem ou não.

O centro europeu de investigação de partículas, Cern, aprovou uma experiência concebida para encontrar provas da sua existência.

O novo instrumento será mil vezes mais sensível a essas partículas do que os dispositivos anteriores.

Ele esmagará as partículas em uma superfície dura para detectá-las, em vez de umas contra as outras, como o principal dispositivo do Cern, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, por suas siglas em inglês) — o maior acelerador de partículas do mundo.

Uma nova simulação realizada por um supercomputador desafia as teorias anteriores sobre a origem da Lua. Ela pode ter se formado poucas horas depois da colisão entre a Terra e um corpo do tamanho de Marte, chamado de Theia.

Os destroços desse impacto deram origem a dois corpos, sendo a Lua o menor deles.

Segundo essa teoria, uma grande quantidade de material da Terra acabou se tornando parte da Lua. Isso explicaria porque a composição da Lua é tão semelhante a da Terra.

Amostras das profundezas da superfície lunar são necessárias para confirmar a teoria.

Quando alguém se sente ameaçado ou em situação perigosa, o sistema nervoso ativa o medo, um mecanismo de defesa essencial, que avisa sobre a possibilidade de perigo e coloca em alerta. Às vezes, porém, o medo vem mesmo sem a presença de ameaças concretas.

Episódios de estresse grave ou com risco de vida podem induzir o medo em situações que não representam uma ameaça real. Vivenciar esse medo generalizado é psicologicamente prejudicial e, com o tempo, pode acarretar distúrbios mentais, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Uma equipe de neurobiólogos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificou as mudanças da bioquímica cerebral que induzem o medo na ausência de ameaças, e acionou os circuitos neurais que causam a experiência do medo generalizado.

O Itaú Unibanco resolveu acabar com o mistério sobre a vinda de Madonna ao Brasil e publicou um vídeo da artista confirmando a informação na tarde desta quinta-feira, 21. "Brasil, eu estou chegando em breve", declarou a diva do pop.

A publicação gerou euforia entre os fãs e é um dos indicativos de que haverá o show gratuito da artista na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A possibilidade foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, no início do mês.

Segundo ele, os detalhes da apresentação, que deve acontecer no dia 4 de maio, serão informados em uma coletiva de imprensa realizada pelo Itaú Unibanco em conjunto com o Governo e a Prefeitura do Rio, no Copacabana Palace. A ideia é que a diva fique hospedada por lá enquanto estiver na capital fluminense.

Astrônomos esperam que uma “nova estrela” apareça no céu noturno a qualquer momento até o mês de setembro, e promete ser uma visão celeste única, de acordo com a Nasa.

 O evento esperado de brilho intenso, conhecido como uma nova, ocorrerá na constelação de Corona Borealis, ou Coroa do Norte, da Via Láctea, que está localizada entre as constelações de Boötes e Hércules.

Enquanto uma supernova é a morte explosiva de uma estrela massiva, uma nova se refere à explosão súbita e breve de uma estrela colapsada conhecida como anã branca.

Alguns hábitos simples ajudam a atingir uma vida mais feliz, segundo cientistas. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol desenvolveu um curso chamado “Ciência da Felicidade” que mostra que o contentamento pode ser aprendido e conquistado com uma série de práticas que devem ser mantidas a longo prazo.

 Em estudo recente, publicado em março deste ano na revista científica Higher Education, os pesquisadores descobriram que os hábitos ensinados no curso podem levar ao aumento do bem-estar, principalmente quando fazem parte do dia a dia das pessoas.
 

“É como ir à academia – não podemos esperar fazer uma aula e estar em forma para sempre. Tal como acontece com a saúde física, temos que trabalhar continuamente na nossa saúde mental, caso contrário as melhorias serão temporárias”, afirma o autor sênior da pesquisa, Bruce Hood.

Lançado em 2018, o curso “Ciência da Felicidade” foi o primeiro desse tipo no Reino Unido. O objetivo é ensinar aos alunos o que os estudos nas áreas de psicologia e neurociência dizem sobre a felicidade. Segundo o atual estudo, os alunos que fizeram o curso relataram uma melhoria de 10% a 15% no bem-estar. Além disso, aqueles que mantiveram os hábitos aprendidos no curso mantiveram esse nível de bem-estar dois anos depois.

A explosão de um filamento magnético, que abriu um “cânion de fogo” no Sol, pode desencadear tempestades geomagnéticas na Terra nesta quarta-feira (20). Mas, o que era esperado como um evento moderado pode se tornar mais grave, em razão de uma mancha solar incomum considerada potencialmente perigosa pela NASA.

Por que essa mancha solar é potencialmente perigosa?

* Designada AR3615, essa região ativa do Sol abrange mais de dez núcleos escuros espalhados aleatoriamente por uma ampla área;
* Enquanto a maioria das manchas solares são bipolares – com apenas dois polos magnéticos dominantes (positivo e negativo), a AR3615 parece ter diversos polos esmagados juntos;
* A proximidade de múltiplos positivos (+) e negativos (-) dentro de um único grupo de manchas solares pode levar a uma reconexão magnética e fortes explosões solares.