Colors: Cyan Color

"Um ponto de inflexão para o setor de energia".

Assim foi apresentado o novo modelo de reator nuclear intitulado Natrium. O projeto piloto foi desenvolvido pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, e pelo investidor multimilionário Warren Buffett.

A iniciativa é parte do objetivo de Gates de impulsionar as energias renováveis e o combate às mudanças climáticas.

Os conceitos nuclear e renovável podem soar antagônicos. Porém, pequenos reatores avançados, que funcionam por meio de combustíveis diferentes dos tradicionais, são vistos por alguns setores como uma tecnologia-chave livre de emissões de gases de efeito estufa que pode complementar o fornecimento de eletricidade em situações de baixa produção de energia eólica e solar.

O Natrium, apresentado durante cerimônia na quarta-feira (02/6), será desenvolvido pela empresa TerraPower, fundada por Gates há 15 anos, e pela PacifiCorp de Warren Buffet.

O projeto piloto será construído em uma usina de carvão desativada em Wyoming, nos Estados Unidos, o estado com a maior produção de carvão do país.

O fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, voará para o espaço no mês que vem no primeiro voo espacial de sua empresa de foguetes Blue Origin. O anúncio foi feito pelo próprio bilionário nesta segunda-feira (7).

A cápsula New Shepard fará o seu primeiro voo tripulado no dia 20 de julho e contará com a presença do irmão do empresário, Mark Bezos.

"Desde os cinco anos de idade, sonho em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, farei essa viagem com meu irmão", disse Bezos em um post no Instagram.

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, em parceria com um empresário, desenvolveram um equipamento que promete auxiliar na coleta do óleo de cozinha usado. O objetivo é incentivar a reciclagem, já que o óleo recolhido será transformado em biodiesel.

O óleo descartado irregularmente é tão prejudicial à natureza que apenas um litro pode contaminar 25 mil litros de água, causando descontrole do oxigênio e a morte de peixes.

A ideia de criar o equipamento teve início em 2018, mas somente agora, em 2021, eles atingiram o resultado esperado. A expectativa é recolher 800 litros de óleo usado por mês.

Em novo registro feito pelo rover Perseverance, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, publicou uma imagem do que parece ser um arco-íris no céu marciano. No entanto, um fenômeno como esse não deveria existir em Marte, pois a fina atmosfera do planeta não possui nuvens carregadas de gotas d’água para permitir que o fenômeno aconteça. O registrado foi feito pela câmera HazCams, a bordo do robô.

A Embraer apresentou nesta semana pela primeira vez em voo o seu novo "carro voador" elétrico. O projeto faz parte da Eve Urban Air Mobility Solutions, uma empresa nova e independente dedicada a desenvolver o ecossistema da mobilidade aérea urbana. O protótipo em tamanho reduzido decolou pela primeira vez da sede da Embraer em Gavião Peixoto. CLICK PARA ASSISTIR

A Polícia Federal prendeu preventivamente nesta sexta-feira (19) um hacker em Uberlândia, Minas Gerais, além de cumprir cinco mandados de busca e apreensão na mesma cidade e em Petrolina (Pernambuco) durante a operação "Deepwater", que investiga a obtenção, divulgação e comercialização de dados pessoais de brasileiros e de várias autoridades.

A Nasa tem planos maiores do que somente chegar a Lua, o satélite da Terra. Um novo projeto da agência espacial americana prevê que uma missão deve tentar alcançar a Europa — não, não o continente, mas sim a uma das luas de Júpiter. A ideia é tentar descobrer o que acontece abaixo da superfície lunar, dependendo diretamente de um fenômeno desconhecido que faz com que o gelo da Europa brilhe no escuro.