Ao mesmo tempo em que o Brasil enfrenta o momento mais mortal da pandemia sem um plano nacional para conter o avanço do coronavírus, governos locais vêm tomando suas próprias ações para lidar com a covid-19 e suas variantes.

Mas isso nem sempre acontece de forma coordenada.

Enquanto o governo estadual de São Paulo impôs uma série de restrições, dois municípios chamam atenção por posturas opostas contra a pandemia. Bauru e Araraquara estão separadas por cerca de 100 km.

De um lado, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, decretou um rigoroso lockdown em fevereiro, depois de um aumento brusco em números de casos e ocupação de leitos de UTI. O município suspendeu todos os serviços que não têm relação direta com a área da saúde, incluindo transporte público e supermercados — que só podiam funcionar pelo sistema de delivery.

Já em Bauru, a prefeita Suéllen Rosim impôs restrições mais leves. Ela defende a abertura de lojas e tem declarado que lockdown não funciona. No Instagram, Rosim publicou vídeo de uma carreata que, em suas palavras, pedia a "abertura responsável do comércio local". Em outra publicação em que aparece cantando em uma igreja, em fevereiro, a prefeita disse que "tudo deveria ser considerado essencial em quase um ano de pandemia".

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um projeto que faz a projeção futura de casos, mortes e internações por Covid-19.

Batizado de “Acompanhamento de curvas de casos, mortes e internações por Covid-19: modelagem matemática, projeção futura e previsão de cenários”, a pesquisa conta com a participação de três docentes e um pós-doutorando da UFSCar e um professor da USP.

Perto do encerramento de uma campanha de vacinação em massa inédita em todo o país, autoridades e especialistas em saúde de Serrana relatam os primeiros sinais de queda na demanda por atendimentos e na incidência de casos graves entre moradores que contraíram o coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica do município informa que esse contexto de mudança, embora ainda não possa ser diretamente associado à imunização promovida pelo projeto do Instituto Butantan, é reforçado pela ausência de pacientes entubados na unidade de Pronto Atendimento (UPA) desde o fim de semana.

Enfermeiro responsável da UPA, Thiago Bueno também vê essa melhora nos números.

O Brasil registrou 4.211 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pela primeira vez a marca de 4 mil óbitos anotados em um só dia e totalizando nesta terça-feira (6) 337.364 vítimas. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou em 2.775. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +22%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Imagine um mundo assolado por uma pandemia altamente transmissível. A orientação básica é para que as pessoas não se aglomerem, fiquem em casa na medida do possível e evitem ao máximo qualquer evento público. Em uma determinada localidade, contudo, um bispo insiste: contra o mal, é hora de reforçar as preces. Não em casa, mas nas igrejas. Com novenas, procissões e toda a sorte de devoções.

Em novo registro feito pelo rover Perseverance, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, publicou uma imagem do que parece ser um arco-íris no céu marciano. No entanto, um fenômeno como esse não deveria existir em Marte, pois a fina atmosfera do planeta não possui nuvens carregadas de gotas d’água para permitir que o fenômeno aconteça. O registrado foi feito pela câmera HazCams, a bordo do robô.

O Banco do Povo oferece diferentes linhas de crédito para apoiar os empreendedores formais e informais e configura um importante apoio diante do enfretamento da pandemia da Covid-19.Por isso, a Prefeitura de Itápolis está intensificando a divulgação desta oportunidade: a taxa de juros é a partir de 0,35% ao mês para Pessoa Jurídica e 1% a.m. para Pessoa Física.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em meio ao acirramento da disputa geopolítica entre Estados Unidos e China, ambos os países enviaram porta-aviões para fazer exercícios militares em regiões consideradas chinesas por Pequim. A provocação mútua é uma intensificação da rivalidade a partir da confirmação de que Joe Biden, o novo presidente americano, vai seguir o caminho de confronto aberto por seu antecessor, Donald Trump.

Ian Haydon foi voluntário nos testes da vacina da Moderna contra o coronavírus no ano passado. Agora, ele está ajudando a testar uma nova versão da vacina, projetada para combater uma variante mais contagiosa.

"Um ano atrás eu participei dos testes da vacina da Moderna para ver se ela era segura. Agora, quando completei um ano desde a vacinação, estou feliz em compartilhar que eu acabei de receber a segunda dose. Este experimento vai mostrar se as vacinas adaptadas às novas cepas aumentam a imunidade e são seguras", escreveu Haydon, que é especializado em comunicação na Universidade de Washington, em sua conta no Twitter no último sábado (3).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que até este domingo, 4,  o quadro geral da COVID-19 em Itápolis, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde era:

2213 casos confirmados de COVID-19, 1191 são do sexo feminino e 1022 são do sexo masculino. Os métodos de confirmação da doença foram: 1307 por Teste Rápido, 861 por RT-PCR, 28 por Critério Clínico-Imagem, 11 por Critério Clínico-Epidemiológico e 06 por Critério Clínico.

A seringa usada pela técnica de enfermagem afastada após não aplicar corretamente a segunda dose da vacina contra Covid-19 em um idoso de 87 anos, na manhã de quarta-feira (31), em Itatiba (SP), foi encontrada ainda com o imunizante no lixo. A funcionária alegou à prefeitura que o vídeo gravado havia sido editado.

Nas imagens que circulam nas redes sociais é possível ver que a profissional estava com a seringa, quando coloca a agulha no braço do idoso, mas não injeta o imunizante e finaliza como se tivesse vacinado.

Os trabalhadores poderão saber só a partir desta sexta-feira (2) se receberão a nova rodada do Auxílio Emergencial. A previsão inicial do governo era que a consulta poderia ser feita a partir desta quinta-feira (1º) – mas a liberação das consultas foi adiada para sexta.

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou em entrevista à radio CBN que o sistema online para consultas ainda está sendo finalizado e que, a partir desta sexta-feira a consulta estará disponível pela página ministério e também pelo site da Dataprev e pela Caixa. "É uma gama muito grande informação, envolve várias instituições", disse.

A consulta poderá ser feita pela página https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/, informando o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Também poderá ser feita também pelos canais da Caixa: pelo auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itápolis, Marcelo Francischetti (Avante) protocolou um recurso à liminar do Tribunal de Justiça que suspendeu os efeitos da lei municipal que redefinia os serviços considerados essenciais na cidade.

A lei municipal que tinha como objetivo tornar essencial atividades como as academias, comércio, bares e clubes foi promulgada pela Câmara dia 2 de março, mesmo depois de ter sido vetada pelo prefeito – os vereadores derrubaram o veto.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa o quadro geral da COVID-19 em Itápolis desta quarta-feira (31/03), de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde:
Foi registrado, lamentavelmente, o 61º óbito de um homem de 47 anos que estava internado na UTI da Santa Casa.

João estava internado na UTI da Santa Casa de Itápolis.

Itápolis registrou 44 novos casos positivos e mais 33 pessoas estão curadas da COVID-19. Do total dos 2178 casos confirmados no município, 1174 são do sexo feminino e 1004 são do sexo masculino. Os métodos de confirmação da doença foram: 1275 por Teste Rápido, 858 por RT-PCR, 27 por Critério Clínico-Imagem, 11 por Critério Clínico-Epidemiológico e 07 por Critério Clínico.   

O total de casos confirmados ativos, atualmente, é de 237: 221 em isolamento domiciliar, 10 internados na Enfermaria, 04 internados na UTI da Santa Casa e 02 transferidos para Hospital Terciário. Itápolis tem 66 casos suspeitos: 65 em isolamento domiciliar e 01 internado na Enfermaria da Santa Casa. Foram notificados, até o momento, 61 óbitos decorrentes do novo coronavírus.

O município contabiliza a coleta de 5412 exames de COVID-19 até a presente data e, deste total, 3168 resultaram em casos descartados.

Março foi o pior mês desde o início da pandemia em Itápolis, registrando 659 novos casos, quase o número de todos os casos registrados no ano passado inteiro (765). Entre janeiro e março, foram 1413 novos casos. O número de mortes também saltou em março, chegando a registrar 5 óbitos em um dia. Até esta terça-feira, 31, foram 61 óbitos confirmados. Confira na tabela abaixo o registro mês a mês.  

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi ameaçado em uma rede social e registrou um boletim de ocorrência neste domingo (28). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos.

A equipe de investigação da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara realiza diligências em busca de elementos para identificar o autor das ameaças. As investigações prosseguem e demandam sigilo.

As publicações foram feitas depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derrubou uma liminar que permitia a abertura do comércio no sábado.

Subcategorias