Colors: Blue Color

Em reunião realizada nesta segunda-feira (27) por videoconferência, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a guerra com a Rússia precisa acabar até o final deste ano, antes que o inverno comece. A informação foi divulgada por dois diplomatas da União Europeia (UE), segundo a agência Reuters.

A cúpula do G7, grupo que reúne as sete principais economias do mundo, acontece desde o último domingo (26) na Alemanha. Em seu discurso, o ucraniano se dirgiu diretamente aos líderes do Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.

Além disso, Zelensky também pediu que os países também doem mais armas e novas sanções contra Rússia. O grupo pretende anunciar um novo bloqueio contra o petróleo russo nesta semana.

Com o fracasso russo ao tentar dominar a capital da Ucrânia, Kiev, Vladimir Putin direcionou suas tropas para a região Leste, com foco principal em Donbass (Luhansk e Donetsk) que há anos convive com um conflito separatista alimentado por Moscou.

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (20) que José Mauro Coelho pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia. O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante reajuste no preço de combustíveis.

"A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora", disse a companhia em comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Terceiro executivo a comandar a estatal no governo Jair Bolsonaro, José Mauro Coelho ficou no cargo pouco mais de dois meses - foi o segundo menor período de gestão da empresa desde o fim da ditadura militar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o processo de formação de uma frente fria que pode provocar queda da temperatura no centro-sul do país nesta sexta-feira (17) e no fim de semana.

Também há previsão de chuvas, que podem ser localmente fortes, em todos os estados da Região Sul, Mato Grosso Sul e no sudoeste de São Paulo. As chuvas fortes serão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.

Uma nova onda de frio deve alcançar o Estado de São Paulo devido à chegada de uma massa de ar de origem polar, que vai despencar as temperaturas mínimas a partir de sábado, 11, até terça-feira, 14, segundo o Climatempo.

Chuvas antes do frio
Enquanto as temperaturas não caem, todo o Estado pode esperar, a partir desta quarta-feira, 8, mudanças no tempo com chuva a qualquer momento. O Climatempo alerta para períodos de chuva moderada em todas as regiões de São Paulo, exceto no norte do Estado, onde o tempo fica firme.

O ano era 2000, o Brasil comemorava os 500 anos da chegada dos portugueses no país, ou, mais especificamente, no sul da costa da Bahia. Mais ao norte de onde as caravelas aportaram, no interior do mesmo estado, os brasileiros avistavam, pela última vez na natureza, uma ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) selvagem.

Descoberta em 1819, a espécie, que é da mesma família das araras e papagaios, sofreu um gradual processo de extinção na natureza, devido à destruição do ambiente e à captura para o comércio ilegal de animais silvestres.

Apenas dois traficantes foram responsáveis, nas décadas de 70 e 80, por tirar da natureza 23 ararinhas.

O número de mortos em desastres causados por excesso de chuva no Brasil teve um aumento expressivo neste ano.

Nos primeiros 5 meses de 2022, 457 pessoas morreram em desastres causados pelo excesso de chuva no Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nos dados das defesas civis municipais. O dado inclui as 91 pessoas que morreram em desastre em Recife na última semana.

O total de 457 óbitos representa um aumento de 57% em relação a 2021, quando o número de mortos pela chuva no ano todo foi de 290 pessoas.

Desde 2019 o número de mortes pela chuva já vinha crescendo em relação aos anos anteriores. Foram 297 mortos em 2019 e 216 em 2020. Como comparação, entre 2014 e 2018 morreram menos de 100 pessoas por ano por causa da chuva.

Subiu para 87 o número de vítimas das chuvas no Recife, de acordo com atualização realizada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, 30. Três corpos foram localizados no bairro de Jardim Monte Verde, na divisa da capital pernambucana com o município de Jaboatão dos Guararapes. Ao menos 21 pessoas continuam desaparecidas entre os escombros nesta localidade. No total, a Defesa Civil informa que há 56 desaparecidos em toda a região afetada.

Jesse Koz, de 29 anos, e o cachorro Shurastey estavam a dois dias do destino final, o Alasca, quando morreram em um acidente em Oregon, nos Estados Unidos. A dupla era conhecida por viajar o mundo dentro de um fusca 1978, com placas de Balneário Camboriú. As expectativas do influenciador para o resto do itinerário foram publicadas por ele em uma rede social.