Colors: Purple Color

A Santa Casa de Ibitinga informa que, até esta quinta-feira, 29, foram registrados 5868 casos de coronavírus em Ibitinga. Confira o registro deste dia 29/04/21 às 17h45

- Um homem de 49 anos foi a óbito na quarta-feira, na Santa Casa de Ibitinga. Ele foi confirmado para a Covid-19.
- Um homem de 26 anos veio a óbito na quinta-feira, na Santa Casa de Ibitinga. Ele foi confirmado para a Covid-19.
- Um homem de 83 anos veio a óbito na quinta-feira, no Centro de Referência de Combate à Covid, em Ibitinga. Ele realizou exame tipo PCR e ficará no quadro de suspeitos até a chegada do resultado.
- 01 paciente confirmado foi transferido para hospital da região.

Leia mais...

É com muito orgulho que uma moradora de Botucatu posou na foto para a família com o recado em uma folha de sulfite dizendo "Venci a Covid-19!". A preocupação dos parentes em saber se ela estava bem é, principalmente, por conta de um detalhe: seus 100 anos de vida.

Ainda em repouso por causa dos sintomas pós doença, como cansaço e leve falta de ar, Helena Tortorella Pinheiro Machado apresenta um quadro bom durante a recuperação após os 17 dias internada em hospitais da região.

Leia mais...

A tradicional Feira do Artesanato de Ibitinga retorna ao seu funcionamento neste sábado. A reabertura para turistas na cidade foi autorizada com uma logística de restrições de segurança sanitária.

“É fundamental destacar que os artesãos precisam seguir as normas de distanciamento, higienização e uso de máscaras. O fluxo de ônibus turísticos está limitado a 20 coletivos, mediante prévio agendamento na Secretaria de Turismo da Prefeitura”, explicou o diretor de Turismo, Moacir Favero.

Leia mais...

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Instituto Butantan, iniciou a disponibilização do tratamento com plasma para pacientes infectados com a Covid-19.

O tratamento está disponível para pacientes com 40 anos completos de idade ou mais, que tenham comorbidades e que estejam entre o primeiro e quarto dia do início dos sintomas.

Entre as comorbidades estão hipertensão, diabetes, cardiopatias, pneumopatias, obesidade, doença renal crônica, doença hepática, além dos imunossuprimidos.

Desenvolvida pelo Butantan, a terapia será aplicada em moradores contaminados por meio de uma parceria com a Unimed e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Como obter o tratamento?

Os pacientes que estiverem aptos a receber o tratamento serão encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier – Polo de Atendimento Covid em Araraquara – para o Centro Epidemiológico da Unimed, onde será feita a transfusão do plasma.

Como funciona?

O plasma, que é a parte líquida do sangue, é retirado de voluntários já curados da Covid-19 e aplicado no paciente infectado.

Os anticorpos presentes no plasma estimulam o organismo infectado a se defender da doença, até que o corpo tenha tempo de reagir e montar a sua resposta autoimune.

Embora, até o momento, não exista terapia especifíca contra a Covid-19, o tratamento com plasma convalescente tem trazido bons resultados, segundo estudos do Instituto Butantan.

Onde já é usado?

A técnica já é utilizada em vários países, como os Estados Unidos e o Reino Unido. No Brasil, o Rio de Janeiro é pioneiro no tratamento, que também já é usado em Manaus. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirma que a eficácia ainda não é comprovada.

EPTV

Os alunos do curso de direito de uma universidade particular de Ourinhos publicaram uma carta de repúdio e pediram o afastamento do professor que viralizou e causou polêmica nas redes sociais ao dizer que o comportamento da vítima de estupro pode “colaborar” com o crime.

Na carta aberta que foi divulgada na página da Associação Atlética Acadêmica de Direito FIO no Facebook, assinada por alunos de vários períodos do curso de Direito da Unifio, os estudantes pedem o afastamento do professor Fábio Alonso das atividades, uma vez que, segundo os próprios alunos, ele não teria entendido o posicionamento deles apesar da conversa que tiveram com o docente.

“Por mais que a gente tenha conversado já com o professor sobre o ocorrido, as recentes entrevistas por ele dadas aos meios de comunicação, que agora estão sendo divulgadas, demonstram que o que foi exposto pelos alunos ainda não foi por ele compreendido, sendo este o primeiro ponto de nossa nota.”

Leia mais...

Até esta quarta-feira, 15, Ibitinga teve 5109 confirmações de COVID-19 no município, sendo 2717 pelos exames de PCR (Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 2392 confirmações de “testes rápidos”. As informações são da prefeitura de Ibitinga.

Outros 146 casos suspeitos aguardam confirmação de exame PCR:
145 pacientes que não necessitaram de internação ou que tiveram alta, e estão em isolamento domiciliar.
01 paciente que está em enfermaria.

Leia mais...

Perto do encerramento de uma campanha de vacinação em massa inédita em todo o país, autoridades e especialistas em saúde de Serrana relatam os primeiros sinais de queda na demanda por atendimentos e na incidência de casos graves entre moradores que contraíram o coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica do município informa que esse contexto de mudança, embora ainda não possa ser diretamente associado à imunização promovida pelo projeto do Instituto Butantan, é reforçado pela ausência de pacientes entubados na unidade de Pronto Atendimento (UPA) desde o fim de semana.

Enfermeiro responsável da UPA, Thiago Bueno também vê essa melhora nos números.

Leia mais...

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi ameaçado em uma rede social e registrou um boletim de ocorrência neste domingo (28). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos.

A equipe de investigação da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara realiza diligências em busca de elementos para identificar o autor das ameaças. As investigações prosseguem e demandam sigilo.

As publicações foram feitas depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derrubou uma liminar que permitia a abertura do comércio no sábado.

Leia mais...

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Botucatu atenderam pelo menos 20 ocorrências por causa da forte chuva que atingiu a cidade neste sábado (27).

Houve queda de árvores em diversos pontos da cidade e uma delas chegou a cair em cima de um veículo. Na sexta-feira (26), também já chovido bastante na cidade.

A força da água também derrubou um muro e bairros ficaram sem energia elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecido.

Leia mais...

A Justiça concedeu uma decisão liminar que obriga o estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a fornecer os medicamentos necessários para intubação para regularizar a situação do estoque no Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista.

O pedido foi feito por meio de um ação civil pública do Ministério Público após ter sido acionado pela prefeitura. De acordo com a decisão da juíza Marina Freire, o estado tem até 4 horas após a intimação para fornecer todos os suprimentos necessários para atendimento dos pacientes do hospital sob pena de multa de R$ 3 milhões em caso de descumprimento.

Leia mais...

Voluntários da Sanca Social, uma entidade estudantil de São Carlos, criaram uma campanha de arrecadação para realizar um almoço beneficente de Páscoa à Comunidade Missionária Divina Misericórdia, que cuida de pessoas em situação de rua e ex-dependentes químicos.

A campanha vai até o dia 31 de março e tem como meta arrecadar R$ 2 mil, o que garantirá uma refeição e uma barra de chocolate para cerca de 130 pessoas, entre funcionários e acolhidos.

“Nosso objetivo é levar uma fartura, muitas vezes presente em nossas casas, para eles também, para que eles possam aproveitar esses momentos de alegria e comunhão mesmo nos tempos difíceis que vivemos”, disse o voluntário do projeto e estudante da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, João Pedro Alonso Almeida.

Leia mais...