Colors: Purple Color

Perto do encerramento de uma campanha de vacinação em massa inédita em todo o país, autoridades e especialistas em saúde de Serrana relatam os primeiros sinais de queda na demanda por atendimentos e na incidência de casos graves entre moradores que contraíram o coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica do município informa que esse contexto de mudança, embora ainda não possa ser diretamente associado à imunização promovida pelo projeto do Instituto Butantan, é reforçado pela ausência de pacientes entubados na unidade de Pronto Atendimento (UPA) desde o fim de semana.

Enfermeiro responsável da UPA, Thiago Bueno também vê essa melhora nos números.

Leia mais...

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi ameaçado em uma rede social e registrou um boletim de ocorrência neste domingo (28). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos.

A equipe de investigação da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara realiza diligências em busca de elementos para identificar o autor das ameaças. As investigações prosseguem e demandam sigilo.

As publicações foram feitas depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derrubou uma liminar que permitia a abertura do comércio no sábado.

Leia mais...

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Botucatu atenderam pelo menos 20 ocorrências por causa da forte chuva que atingiu a cidade neste sábado (27).

Houve queda de árvores em diversos pontos da cidade e uma delas chegou a cair em cima de um veículo. Na sexta-feira (26), também já chovido bastante na cidade.

A força da água também derrubou um muro e bairros ficaram sem energia elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecido.

Leia mais...

A Justiça concedeu uma decisão liminar que obriga o estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a fornecer os medicamentos necessários para intubação para regularizar a situação do estoque no Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista.

O pedido foi feito por meio de um ação civil pública do Ministério Público após ter sido acionado pela prefeitura. De acordo com a decisão da juíza Marina Freire, o estado tem até 4 horas após a intimação para fornecer todos os suprimentos necessários para atendimento dos pacientes do hospital sob pena de multa de R$ 3 milhões em caso de descumprimento.

Leia mais...

Voluntários da Sanca Social, uma entidade estudantil de São Carlos, criaram uma campanha de arrecadação para realizar um almoço beneficente de Páscoa à Comunidade Missionária Divina Misericórdia, que cuida de pessoas em situação de rua e ex-dependentes químicos.

A campanha vai até o dia 31 de março e tem como meta arrecadar R$ 2 mil, o que garantirá uma refeição e uma barra de chocolate para cerca de 130 pessoas, entre funcionários e acolhidos.

“Nosso objetivo é levar uma fartura, muitas vezes presente em nossas casas, para eles também, para que eles possam aproveitar esses momentos de alegria e comunhão mesmo nos tempos difíceis que vivemos”, disse o voluntário do projeto e estudante da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, João Pedro Alonso Almeida.

Leia mais...

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara colocará em operação nesta quarta-feira (24) uma “Unidade de Quarentena” para abrigar pessoas positivadas para a Covid-19 que não têm condições de cumprir o isolamento obrigatório de 14 dias em suas residências.

A unidade disponibilizará 44 vagas, divididas em alas feminina e masculina, e funcionará nas dependências de um antigo motel, na Chácara Flora. Foi assinado um contrato de cessão do espaço para que a prefeitura não tenha custos com o aluguel do imóvel.

A cidade, que soma 16.877 casos de Covid com 312 mortes, teve medidas restritivas de circulação, enfrentou uma crise hospitalar com aumento de internações pela doença. Um estudo do Instituto de Medicina Tropical da USP encontrou a variante brasileira do novo coronavírus em 93% dos casos analisados na cidade. Um mês após confinamento, o município registra redução no número de casos e mortes.

Leia mais...

Após aguardar 8 dias por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um idoso de 70 anos morreu de Covid-19 no domingo (21), na Santa Casa de Nova Europa. Ele foi o 10º paciente que morreu na região esperando vaga.

De acordo com a prefeitura, no dia 14 de março foi solicitada uma vaga via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), porém, o leito não foi liberado com a justificativa de 'superlotação'.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Nova Europa somava 798 casos de Covid-19, entre eles, 18 mortes.

Leia mais...

A prefeitura de Bauru publicou na terça-feira no diário oficial a prorrogação das medidas restritivas e do período de quarentena no município. O novo prazo vai até o dia 5 de abril com objetivo de combater o aumento expressivo de casos e mortes pelo coronavírus na cidade.

Segundo a prefeitura, o total de casos confirmados da doença em Bauru até o momento é de 31.330. Só na terça-feira foram registrados 298 novos casos. O número de mortes já chega a 520, sendo que só nas últimas 24h foram confirmados 11 óbitos.

Leia mais...

A Defensoria Pública da União entrou com uma Ação Civil Pública pedindo que o Estado de São Paulo e os prefeitos de Bauru e outros 67 municípios próximos decretem "medidas de restrição de circulação e isolamento social mais restritivas do que as atualmente previstas no Plano SP para a fase emergencial". O pedido foi feito à 2ª Vara Federal de Bauru e justificado pelo colapso hospitalar e sanitário causado pelo coronavírus.

"Com a limitação de equipamentos, insumos e recursos humanos para atuar nas unidades de terapia intensiva, é inviável imaginar que a solução passa pela criação, em um passe de mágica, de novos leitos", diz o documento, ajuizado contra a União, o governo do Estado de São Paulo, o INSS e as prefeituras de 68 municípios da região abrangida pelo Departamento Regional de Saúde VI, sediado em Bauru, cuja taxa de ocupação em leitos de UTI está em 116%.

Leia mais...

Uma adolescente de 17 anos está entre os pacientes com Covid-19 que morreram em Bauru, segundo boletim epidemiológico da prefeitura divulgado nesta terça-feira (9).

Segundo a prefeitura, a paciente estava internada em um hospital público da cidade e morreu nesta segunda-feira (8). Ela testou positivo para coronavírus no dia 24 de fevereiro e tinha doença neurológica crônica e obesidade.

Leia mais...