japao

Um forte terremoto, de magnitude 6,6, sacudiu esta sexta-feira (21) a província de Tottori, região oeste do Japão, informou a Agência Meteorológica japonesa (JMA, na sigla em inglês). O tremor foi precedido por outro menor, de magnitude 4,2. Oito pessoas tiverem ferimentos leves, informou a televisão públic "NHK". Há imagens de pequenos danos em prédios. A JMA estima que várias réplicas serão registradas nos próximos dias.

Não há alerta para tsunami na região e não se constatou anomalias nas instalações nucleares da região afetada. A Shikoku Electric Power informou que está revisando a situação do reator número 3 da usina nuclear de Ikata, que foi reativado no início de agosto.

O tremor ocorreu às 14h07 (local) e foi registrado a 10 km de profundidade na região de Tottori, a 650 km de distância de Tóquio. Anteriormente, às 12h12, um tremor de magnitude 4,2 havia sacudido a mesma região.

O sismo foi sentido em Kioto e Osaka e levou autoridades a suspenderem o serviço de transporte por trens de alta velocidade entre as cidades de Hakata e Osaka. O aeroporto da região foi fechado, informou a NHK.

O terremoto provocou corte de energia elétrica e gás na região, afetando 50 mil casas, mas não causou interrupção no fornecimento de água.