Do G1- Um empresário de Pederneiras, no interior de SP, era passageiro do avião que soltou faíscas no ar logo após decolar do aeroporto de Newark, em Nova York, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (22) (assista acima).

 

 

aviao2

Passageiro de Pederneiras relembra momento de tensão em avião que soltou faíscas ao decolar — Foto: Nilton Fernando Trivelato /Arquivo pessoal

 

Ao g1, Nilton Fernando Trivelato, de 46 anos, relatou que só soube que havia algo errado quando o piloto anunciou, depois de mais ou menos uma hora, que a aeronave passava por problemas mecânicos e precisaria voltar ao aeroporto.

Naquele momento, Nilton explicou que viu as faíscas já que estava ao lado da asa. Segundo ele, tanto o piloto quanto os profissionais do voo souberam administrar a situação. Contudo, em solo, recebeu vídeos que mostram as faíscas que apontam para o problema na turbina e viveu momentos de tensão.

“No avião tinha passageiro com criança, pessoas de idade, então depois que pousamos veio a sensação de alívio, de que nada pior aconteceu. Dentro do avião, como eu estava bem ao lado da asa, eu vi as faíscas”, lembra.

Segundo Nilton, o piloto do avião anunciou que teriam que esvaziar o tanque de combustível, já que a aeronave estava pesada. Em solo norte-americano, o empresário afirmou que diversas ambulâncias esperavam os passageiros.

Sozinho no aeroporto, Nilton ressaltou que precisou tranquilizar a família e amigos pelas redes sociais. “Recebi o vídeo pelo WhatsApp de amigos, garanti que estava tudo bem, e encaminhei para a família para tranquilizá-los”, conta.

Nilton ainda reforçou que só pôde entrar no avião com destino à Guarulhos, em São Paulo, no dia seguinte, sexta-feira (23). Apesar do ocorrido, não exitou em entrar no avião, já que queria estar logo em casa.

“Fiquei muito tempo no aeroporto porque a companhia aérea fez o maior descaso com os passageiros. A gente dormiu quase que no chão. Era para sairmos às 8h, mas não tinha avião. Então, só embarquei à tarde”, lamenta.

Relembre o caso

O vídeo que circula nas redes sociais mostra o avião soltando faíscas no ar logo após a decolagem do aeroporto de Newark, em Nova York. O voo seguiria para São Paulo (reveja no início da matéria).

Após a decolagem, o avião subiu a uma altitude de 24 mil pés, seguiu em direção a uma área sobre o oceano, onde deu cinco voltas, até retornar ao aeroporto e pousar. O voo UA149, da United Airlines, tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

"Após perceber um problema mecânico, logo após a decolagem, o avião permaneceu no ar para queimar combustível e depois pousou em segurança", disse em nota a United Airlines. Segundo a companhia, os 256 passageiros que estavam na aeronave desembarcaram em segurança.

Uma análise inicial da equipe de manutenção apontou para um problema na bomba hidráulica.

Uma foto postada pelo perfil @variablecraft nas redes sociais, o mesmo que fez a filmagem do avião soltando faíscas, mostra uma placa de metal que foi encontrada no chão, próximo do local da decolagem.