Desde o início da pandemia, nunca houve uma semana com tantas confirmações de pessoas contaminadas com o novo coronavírus, em Ibitinga. O município bateu um novo recorde, que antes era da semana anterior, com 205 casos. Entre os dias 15 e 21 de março, Ibitinga registrou 280 novos casos.

Segundo a prefeitura, a preocupação maior é a de que tais pessoas possam precisar de tratamento hospitalar, cuja estrutura atual não possui mais leitos.

Os leitos de UTI presentes na Santa Casa de Ibitinga funcionam em sua capacidade máxima e já não podem atender novos pacientes. O mesmo ocorre para leitos de enfermaria.

“É uma situação de colapso para quem depende ou dependerá de uma Unidade de Terapia Intensiva com respiradores e outros equipamentos para casos graves da Covid19. Não participar de aglomerações não é mais – há muito tempo - uma ‘recomendação’. É uma necessidade sem precedentes!”, alertou o gestor do SAMS, Roberto Gonella Jr.

Ibitinga, assim como a maioria das cidades da região de Araraquara, funciona com seu sistema de saúde além do limite. Constata-se que os encontros entre amigos e familiares que moram em casas diferentes, bem como a negligência no uso de máscaras e da higienização sistemática das mãos, culmina na maior parte da transmissão do vírus.

Fonte: Prefeitura de Ibitinga