O município de Ibitinga iniciou, oficialmente, o funcionamento de sua Central de Monitoramento e Vigilância 24 horas. A estrutura, capaz de monitorar em tempo real 176 pontos da cidade, foi entregue na tarde desta sexta-feira (30) e será operada pela Guarda Municipal de Ibitinga.

“A cidade, hoje, estabelece um dos investimentos mais importantes de todos os tempos, em termos de segurança pública. Foram mais de R$ 500 mil investidos por meio de convênio para assegurar a proteção de pessoas e do patrimônio público e particular através de 176 câmeras de vigilância em nossa cidade, por meio de um sistema de última geração”, declarou a Prefeita de Ibitinga, Cristina Arantes.

A Central de Monitoramento opera em regiões estratégicas no Centro, entradas da cidade e Cemitério Municipal. O sistema, além de inibir ações criminosas ou de vandalismo, também poderá auxiliar em investigações policiais, mediante autorização judicial.

“O que Ibitinga passa a ter é uma estrutura encontrada em grandes centros urbanos. A tecnologia aqui empenhada tem uma mega capacidade de armazenamento e equipamentos de extrema qualidade de resolução”, disse Claudio Alcalá, secretário de Segurança, Trânsito e Tecnologia.

A empresa responsável pela instalação da Central explica que o sistema conta com câmeras do tipo “speed dome”, que aumentam o zoom em 25 vezes.

“Com essa tecnologia, a Guarda Municipal monitora e controla à distância todos os pontos já instalados e pode buscar, com muita precisão, detalhes há mais de 150 metros de onde a câmera estiver. Placas de veículos ou elementos pequenos na mão de alguém, por exemplo, podem ser ‘enxergados’ com bastante nitidez”, detalhou Hélio Luiz de Castro, diretor técnico da empresa.

O secretário municipal de Segurança complementa que a Central de Monitoramento também revoluciona a organização do trânsito e a prestação de socorro em casos de calamidade.

“Eventuais acidentes podem ser identificados em tempo real e agilizar em casos de necessidade os serviços de segurança relacionados ao trânsito. Além disso, imagine, por exemplo, casos envolvendo grandes temporais em nossa cidade, cuja Central poderá, rapidamente, identificar pontos onde se necessita de socorro. É, realmente, uma evolução histórica para nossa cidade”, salientou Alcalá.

As câmeras instaladas nas entradas da cidade podem auxiliar no controle do fluxo turístico, como ônibus e vans. Ao mesmo tempo, no Centro, eventos turísticos, como o de Corpus Christi, estarão 100% monitorados para aumentar a segurança de comerciantes, artesãos e turistas.

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga