Por causa do feriado de Corpus Christi, celebrado nessa quinta-feira (3), e o risco de aglomerações diante do avanço da pandemia da Covid-19, algumas cidades do centro-oeste paulista decidiram restringir a entrada e circulação de pessoas neste feriado prolongado. 

Em Ibitinga foram adotadas, inclusives, medidas mais restritivas para a circulação de pessoas desde o último fim de semana e que continuam valendo até domingo (6).

Segundo as prefeituras, o objetivo é evitar aglomerações devido ao aumento do número de casos da doença em todo o estado de São Paulo, já que nos feriados o movimento nos municípios aumenta.

A prefeitura de Assis publicou um decreto para conter a circulação de pessoas em locais de maior movimento a partir das 21h desta quarta-feira (2) no feriado de Corpus Christi.

Apenas serviços essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, supermercados, padarias e açougues estão autorizados a funcionar na cidade. Já os bares, comércio em geral, lanchonetes e restaurantes devem suspender o atendimento presencial e realizar apenas delivery. Os parques também vão ser fechados para evitar aglomerações.

Chácaras, sítios e ranchos não podem ser alugados. Segundo a diocese de Assis, as celebrações características da celebração não vão ocorrer e as missas também serão apenas online.

Em Itatinga, a prefeitura decidiu estabelecer um toque de recolher a partir das 19h às 5h. As regras começam a funcionar a partir esta quarta-feira (2) e seguem até este domingo (6). A Vigilância Sanitária e Guarda Civil vão fazer fiscalizações na cidade com apoio da polícia.

Segundo a prefeitura, se houver descumprimento do toque de recolher, a pessoa pode ser investigada por crime contra a saúde pública. Aqueles que circularem nesse horário tem que comprovar a necessidade.

Restrição de circulação

Algumas cidades decidiram estabelecer restrições mais severas e implantar uma espécie de "lockdown" durante todo o feriado prolongado, para evitar que novas contaminações da Covid-19 aconteçam com a possível visita de parentes ou aglomerações.

Em Queiroz a prefeitura decidiu estabelecer um "lockdown" a partir das 19h desta quarta-feira (2). Já em Chavantes (SP), as restrições de circulação começam a valer apenas às 22h desta quarta-feira.

Os municípios de Tupã, Bastos, Arco Íris, Iacri e Herculândia também decidiram implantar restrições, mas a partir das 0h desta quarta-feira (2).

Assim como Ibitinga, Pompeia adotou medidas mais restritivas para a circulação de pessoas desde o último fim de semana que continuam valendo até domingo (6).

Repercussão das medidas

Em Bastos, comerciantes fizeram uma manifestação em frente à prefeitura contra as medidas de restrição. Durante o protesto eles fecharam a rua, mas a PM interviu e a manifestação continuou na calçada, em frente ao prédio.

Como o prefeito de Bastos está em São Paulo, dois vereadores atenderam os manifestantes e ficou decidido que uma reunião será feita entre comerciantes e o prefeito para discutirem a situação. Assessor da prefeitura confirmou que, por enquanto, o decreto está mantido na cidade.

E em Tupã, depois do anúncio de que os supermercados iriam ficar fechados, muita gente correu pra fazer as compras. E teve muita fila e horas de espera na porta dos supermercados.

As pessoas usavam máscaras e tentaram um distanciamento, mas em alguns momentos houve aglomeração. Na cidade só poderão funcionar farmácias postos de combustíveis durante o feriado e fim de semana prolongado, para as demais atividades são permitidas apenas entregas à domicílio. Retirada no local e drive-thru estão proibidos.

Com informações TVTem