Do G1- A Prefeitura de Botucatu (SP) confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos, a monkeypox, na cidade. A Secretaria de Saúde foi notificada na primeira quinzena de setembro.


Segundo a Saúde de Botucatu, a vítima é uma pessoa que se mudou para a cidade e apresentou os sintomas nos primeiros dias após a mudança. O paciente procurou o serviço de saúde, onde foi realizado o exame que confirmou o contágio.

Familiares do paciente também foram testados, mas o resultado foi negativo. A Secretaria de Saúde acompanhou a vítima, que se curou da doença.

Tupã

Tupã (SP) é mais uma cidade do centro-oeste paulista a confirmar a circulação do vírus da varíola dos macacos, a monkeypox. O primeiro caso foi registrado no dia 22 de agosto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente é um homem que viajou recentemente para fora do município.

Ele apresentou sintomas da doença seis dias após retornar à cidade e foi internado na Santa Casa de Tupã. O estado de saúde dele é estável.

Bauru

Bauru (SP), a maior cidade do centro-oeste paulista, confirmou três casos para a varíola dos macacos. Todos até agora são autóctones.

O primeiro caso de monkeypox em Bauru foi confirmado no dia 8 de agosto pela prefeitura. O paciente, de 36 anos e que também não precisou de internação, começou a ter sintomas em 15 de julho.

Já o segundo caso da doença na cidade foi divulgado pela prefeitura no dia 15 de agosto. O paciente é um homem de 32 anos que foi atendido em um serviço de saúde particular da cidade e não precisou de internação.

O terceiro caso da doença foi divulgado pela prefeitura no dia 19 de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um homem de 32 anos, que foi atendido em um serviço de saúde particular de Bauru e não precisou de internação.