dengue

A Secretaria de Saúde de Bauru confirmou nesta segunda-feira (11) mais 682 novos casos de dengue na cidade. Com isso, a epidemia em Bauru, que liderou em janeiro deste ano o ranking da doença no interior e litoral do estado, já atinge 4.875 pessoas com a doença apenas neste ano.

Segundo o órgão, dos novos casos registrados só quatro são importados. Os outros 4.871 sendo considerados autóctones, ou seja, contraídos no município.

A prefeitura também confirmou que dez pessoas morreram por complicações da dengue. Até então, 14 casos de morte eram tratados como suspeitos.

Além dos dez casos confirmados, um deles foi descartado e outros três seguem aguardando confirmação laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Aplicativo
A prefeitura criou um aplicativo para ajudar nas denúncias dos terrenos sujos. No primeiro dia da liberação do aplicativo para celulares, foram registradas cerca de 700 denúncias.

O sistema criado para denunciar áreas de risco para dengue é considerado pela administração uma das principais ferramentas para ajudar no cumprimento do decreto assinado no fim de 2018, que permite multar proprietários que mantêm terrenos sujos.

O acesso ao aplicativo está disponível no site da prefeitura, logo na página inicial. Para denunciar, o usuário deve baixar o app e depois colocar o endereço e uma foto do local relatando o problema.

Epidemia
Antes de atingir os atuais 4.875 casos da doença, Bauru já despontava negativamente como a cidade que liderava o ranking estadual como o município com o maior número pessoas infectadas pela dengue em janeiro deste ano.

Em 2015, Bauru registrou 8.482 casos de dengue, com seis mortes. Antes disso, as piores situações tinham sido registradas em 2013, sendo 7.434 casos, com duas mortes. Em 2011 foram 4.384 e seis mortes, e em 2007 2.064 casos.

Na região
Além de Bauru, pelo menos duas cidades apresentam situações consideradas preocupantes em relação à dengue.

Uma delas é Agudos que, com uma população estimada de 37 mil habitantes, contabiliza 723 casos já confirmados da doença.

Diante do estado de epidemia, Agudos voltou a ser destaque na imprensa esta semana com o caso de um acumulador que mantinha em um casarão no centro da cidade possíveis criadouros do mosquito da dengue. Montanhas de lixo foram retiradas pela prefeitura e material encheu 18 caminhões.

Outra cidade que apresenta números preocupantes é Paraguaçu Paulista que, com população de pouco mais de 45 mil habitantes, já registra 415 casos confirmados da doença. Além do número de casos, o ritmo do avanço da doença é outra preocupação em Paraguaçu Paulista: há um mês, a cidade tinha apenas um caso confirmado.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, a maior incidência de casos está nos bairros Barra Funda e no centro.

Marília registra 76 casos de dengue em 2019, sendo seis deles de casos importados. Jaú confirmou 40 casos da doença. Ibitinga confirmou 11 casos de dengue. Em Assis, o número de pessoas infectadas é de 32 casos.

São Manuel registrou nesta semana o primeiro caso de dengue em 2019. (TVtem)