A onda crescente de casos da variante ômicron no Rio de Janeiro fez com que muita gente precisasse adiar a próxima dose do esquema vacinal, já que não é recomendado tomar a vacina durante o período de infecção. Então, quando é o melhor momento para seguir com o processo de imunização?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, se você está ou esteve com Covid, deve esperar 30 dias antes de tomar a sua próxima dose, contando a partir do dia do seu primeiro sintoma.

Se você se testou positivo, mas está ou esteve assintomático, os 30 dias devem ser calculados a partir da data do teste.

Por que esperar um mês?

Segundo especialistas que vêm acompanhando os casos de Covid desde o início da pandemia, este é o momento em que a resposta natural do corpo ao vírus começa a cair. O cálculo de tempo para que a infecção pode perdurar no corpo é de 14 dias e, após esse tempo, as próximas duas semanas costumam ter uma maior imunidade natural.

Após esse período, o corpo volta a ficar mais desprotegido e a vacina tem um efeito maior e melhor.

"Quando a pessoa é infectada, o sistema imune trabalha para combater o vírus, então não faz sentido vacinar logo em seguida, porque naquele momento o corpo está mais imune, mas só que essa imunidade não dura e, um mês depois, já caiu, porque a resposta natural não é tão eficaz quanto a vacina. Nesse momento, o imunizante funciona como um boost de proteção", afirma Tânia Vergara, membra-consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

g1