O longa-metragem “Ressentimento”, gravado em Bauru (SP) com atores locais, é um dos filmes que participam da mostra competitiva e representam o Brasil na 15ª edição do Cinefantasy, Festival Internacional de Cinema Fantástico.

Com início neste sábado (2), o evento segue até o dia 9 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Cine Satyros Bijou, em São Paulo, capital, e tem uma programação que inclui 110 filmes, entre longas e curtas, de mais de 20 países.

Dentre eles, está "Ressentimento", um longa-metragem que conta a história de uma família que vê a aparente calmaria do dia a dia entre pai, mãe e filha num sítio em Bauru mudar com a chegada de um cachorro de rua.

Misturando drama e terror, o longa aborda o peso das relações de família e a violência contra a mulher e utiliza-se dos gêneros para incluir na narrativa aspectos premonitórios através de visões e sonhos, além de outras manifestações fantásticas.

Dirigido pela carioca Mariana Vita e pelo bauruense Denis Augusto, a obra conta com elenco inteiramente formado por atores locais, como a protagonista interpretada pela bauruense Andressa Francelino. Além disso, a equipe técnica é composta, em sua maioria, por profissionais de Bauru, Bariri e Rio Claro.

"Todo o elenco de Ressentimento é bauruense. A atriz mirim, Beatriz Napoleone, estreou seu primeiro trabalho com cinema neste filme, e ela é sobrinha da atriz protagonista Andressa Francelino. Também contamos com João Lucas Folcato, Marco Giafferi e Dulce Lagreca", relata a diretora e roteirista do longa, Mariana Vita.

Ao g1, Mariana falou sobre o orgulho de ver o cinema interiorano, através do desenvolvimento de histórias originais e autorais, marcando presença nas telas de um festival que é referência na área.

"Montar uma equipe majoritariamente formada por profissionais que residem e atuam no interior contribui para o desenvolvimento do setor audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, reduzindo a defasagem histórica do interior em relação à capital no que tange ao acesso e produção de cultura", diz.

Segundo a diretora, as filmagens ocorreram em 2019 em 15 diárias e foram feitas em duas locações, no Clube de Campo Rio Batalha e no bairro Jardim Bela Vista, em Bauru. "Utilizamos a nossa própria casa e uma chácara na comunidade do Rio Batalha", revela.


De produção do "Estúdio 2B", o filme concorre pelo prêmio na Mostra Competitiva de Longas do 15 Cinefantasy. Representando o Brasil ao lado de outros dois longas nacionais, "Ressentimento" terá ainda a concorrência de cinco filmes argentinos, além de produções da Bélgica, Rússia, Espanha, China e Estados Unidos. Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de dezembro, data do encerramento do evento.

Apesar de destacar a importância de ser selecionada para um festival tão multicultural em uma época que as portas da Sétima Arte estão se abrindo para o mundo, Mariana espera que o longa produzido em Bauru possa furar a bolha e encontrar espaço em outros públicos.

 "A circulação em festivais não satisfaz a janela de exibição do filme. Nós estamos trabalhando cada vez mais a distribuição de impacto social em cineclubes, escolas, universidades, pontos de cultura e outros espaços para promover o acesso às obras produzidas neste território", relata.

Além de "Ressentimentos", a parceria entre Denis Augusto e Mariana Vita rendeu o curta "Cidade by Motoboy", escrito por ambos e dirigido por Mariana.

O trabalho, que também conta com uma equipe totalmente formada por profissionais de Bauru, Assis, Cândido Mota e Rio Claro, vai estrear em dezembro no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos festivais mais antigos do país.

"Bauru é uma cidade forte culturalmente, com grupos e festivais de Artes Cênicas consolidados e, de uns anos para cá, teve um salto no desenvolvimento do Cinema e Audiovisual. Além dos cursos de graduação presentes na cidade, incluindo Rádio e TV na Unesp, a cidade conta com o primeiro Arranjo Produtivo Local de Audiovisual, o Festival de Cinema do Interior - Filma Bauru e com a Cinemateca Digital Bauruense. O trabalho de produtoras como a Liene Saddi foi fundamental para o estabelecimento desse setor no município", pontua Mariana.

Festival Internacional de Cinema Fantástico

O Cinefantasy (Festival Internacional de Cinema Fantástico) celebra sua 15ª edição em 2023. O evento teve inicio neste sábado (2) e vai até dia 9 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos.

A sessão de abertura acontece neste sábado, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo "Dario Argento Pânico", do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Já o longa bauruense "Ressentimento" será exibido no domingo (3), às 20h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O longa também pode ser acessado gratuitamente na plataforma Cultura em Casa, do Governo do Estado de São Paulo. (G1)