Esta sexta-feira (16/09) marca o prazo de 1.000 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil. Em entrevista ao jornal "O Globo", o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, afirmou que o país ainda tem muito trabalho a fazer até 2014 e que Belo Horizonte será a cidade-sede com o principal evento de comemoração da data simbólica.

 

Com bom andamento das obras no Mineirão, a capital de Minas Gerais receberá uma comitiva da Fifa, representantes do Comitê Organizador da Copa (COL) - como o presidente Ricardo Teixeira - e espera ainda a presença de Dilma Rousseff, presidente da República. Valcke não confirmou se estará no evento, mas mandou um recado ao Brasil:

- Teremos um evento principal em Belo Horizonte, dia 16, e as demais cidades farão alguma coisa. Sei que mil dias é um belo número, mas é um tipo de evento ainda distante para a Copa do Mundo. Para ser claro, ainda há muito trabalho a fazer. É normal quando restam mil dias para o início do Mundial. Mas são menos dias para o início da Copa das Confederações. A coisa mais importante é que precisamos nos mover rapidamente, ter integração com os poderes. Temos que fazer acontecer - disse o francês ao "Globo".

Segundo Valcke, a Copa das Confederações em 2013 poderá ser feita em até seis cidades, no máximo (Brasília está praticamente garantida). Mas o secretário-geral da Fifa não sabe se o país estará pronto até lá:

- Poderemos jogar com quatro, cinco ou seis cidades. Máximo de seis. Em 20 de outubro, o Bureau da Copa do Mundo de 2014 terá enviado ao Comitê Executivo da Fifa sua sugestão e será decidido também o calendério de jogos da Copa do Mundo. E aí faremos também uma decisão sobre as cidades da Copa das Confederações.  A entrega dos estádios está marcada para dezembro de 2012, ou, no máximo, início de 2013. Neste momento, não estou seguro que seis cidades e seis estádios estarão prontos até lá - afirmou.

União contra movimentos

Valcke mostrou estar informado sobre os problemas nas obras dos estádios, como a segunda greve dos trabalhadores do Maracanã. O francês aproveitou também para negar qualquer problema entre a Fifa e o governo federal.

- A Fifa, o governo, o COL, as cidades estão na mesma direção. Algumas pessoas querem fazer parecer que há um conflito entre a Fifa e o governo. Não estamos em conflito.

Fonte: Globo.com (Por GLOBOESPORTE.COM - Rio de Janeiro)
Foto da Chamada: Jerome Valcke diz que Copa das Confederações terá no máximo seis cidades (Foto: AFP)