Após 198 partidas, o Campeonato Paulista de 2011 chegou ao fim. 20 equipes iniciaram a disputa pelo título estadual, e após 19 rodadas na primeira fase, apenas oito seguiram na briga pelo campeonato. Após as quartas e semifinais em jogo único, Corinthians e Santos fizeram a final em duas partidas, no estádio do Pacaembu e na Vila Belmiro. A equipe do litoral, após empate sem gols no Pacaembu, derrotou o Corinthians em Santos por 2 a 1 e sagrou-se campeã paulista pela 20ª vez.


 
Com 491 gols marcados, média de 2,47 gols por partida, o campeonato teve seu término neste domingo (15), com a consagração do Santos e também do artilheiro Elano, com 11 gols ao longo da competição, ao lado de Liedson do Corinthians. O campeão teve também o ataque mais produtivo, com 45 gols. Já o rebaixado Santo André, anotou apenas 14 gols e teve o pior desempenho ofensivo.
 
O Palmeiras, elminado nas semifinais pelo arquirrival Corinthians nos pênaltis, teve a melhor defesa da competição, com apenas dez gols sofridos em 21 jogos disputados. Já o São Bernardo, que terminou a primeira fase na 17ª colocação e disputará a Série A2 em 2012, sofreu 36 gols e teve a pior defesa.
 
Após 19 rodadas na primeira fase, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Ponte Preta, Oeste, Mirassol e Portuguesa disputaram as quartas de final, em jogo único. Os quatro grandes do estado confirmaram o favoritismo, jogando como mandantes, e eliminaram as equipes do interior, sem necessidade de disputa de pênaltis em nenhum confronto.
 
Já nas semifinais, Santos e São Paulo travaram o primeiro clássico nos mata-matas do campeonato. Com vitória por 2 a 0 no estádio do Morumbi, a equipe de Santos eliminou o São Paulo, repetindo o feito do ano passado. Já o Corinthians, após empate por 1 a 1 no tempo normal, derrotou o rival Palmeiras nos pênaltis, no estádio do Pacaembu, e repetiu a final de 2009 contra o Santos.
 
No primeiro jogo da decisão, os times apresentaram um futebol ofensivo, mas a rede não balançou no Pacaembu. Já na Vila Belmiro, com gols de Arouca e Neymar, o Santos venceu por 2 a 1 (Morais marcou para o Corinthians) e ficou com o título.
 
Troféu do Interior

 
Após serem eliminados nas quartas de final, Oeste, Mirassol e Ponte Preta formaram, juntamente com o nono colocado São Caetano, o quadrangular do Troféu do Interior. O Oeste derrotou o Mirassol por 1 a 0 em Itápolis, e a Ponte Preta derrotou o São Caetano nos pênaltis, em Campinas.
 
No primeiro jogo da decisão, vitória da Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli. Mas a equipe do Oeste conseguiu recuperar-se no jogo de volta, derrotou a Ponte por 3 a 0 e sagrou-se campeã do Interior.

Fonte: Federação Paulista de Futebol