Chuvas intensas e infestação de insetos são as principais causas da queda

canaaaaaa

Os canaviais de São Paulo têm apresentado bom rendimento agrícola (toneladas por hectare) e menor rendimento industrial (níveis de sacarose) nesta safra na comparação com o ciclo anterior, informa a Datagro. Em nota, a consultoria diz que apenas duas das seis microrregiões do Estado apresentavam, em agosto, níveis de Açúcar Totais Recuperáveis (ATR) acima de 140 kg por tonelada de cana-de-açúcar. Em igual mês do ano passado, eram cinco. Essa queda deve-se às chuvas intensas nos meses de junho e julho.

Ainda conforme a Datagro, as microrregiões de Bauru e Piracicaba sofrem com a infestação do besouro Sphenophorus levis, que atingiu "níveis preocupantes" no mês passado. O inseto aparece logo após a colheita, quando há pedaços de cana fermentando no campo, e produz galerias nos rizomas da soqueira em brotação, explica a consultoria.

Também há presença de broca em 3% a 4,5% dos canaviais de São Paulo. De modo geral, diz a Datagro, a qualidade das plantações em Presidente Prudente e Araçatuba pode ser considerada regular, enquanto que a de Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba e São José do Rio Preto, é considerada boa. (por Estadão Conteúdo)