Presidente da Câmara diz que teve autorização para pegar o veículo. Prefeito abriu sindicância para investigar o caso.

ambul

Os vereadores aprovaram abertura de comissão processante contra o presidente da Câmara, vereador Marcelo Martins (PSL), para averiguação de quebra de decoro parlamentar em relação ao caso da ambulância, ocorrido na quinta-feira (18/4).

Segundo a denúncia, Martins saiu com o veículo ainda sem placa, percorreu várias ruas e foi até o distrito de Tapinas, onde anunciou, com um microfone, a chegada da nova ambulância que iria atender os moradores. O presidente da Câmara teria se valido da prática de promoção pessoal com uso do bem público. Além disso, na viagem a Tapinas, a ambulância se envolveu ainda em uma colisão com outro veículo. 

Ele liga a sirene do veículo e depois usa o sistema de som para chamar a atenção dos moradores:

"Alô, Tapinas, a ambulância chegou. Que felicidade, gente, entregando aqui a ambulância. Tô parecendo criança brincando com isso aqui." "Ah, galera, tô muito feliz, vim trazer aqui um presentinho pra Tapinas, basiquinho, gente, bem basiquinho. Essa ambulância maravilhosa, avançada, pro distrito de Tapinas."

Ele explica que a ambulância é fruto de uma emenda impositiva dele.

"É como se fosse uma continha no banco que o vereador pode utilizar e deve utilizar para o povo. Onde ele achar que tem que colocar aquele dinheiro ele utiliza pro povo. Ele fala: 'faz isso, faz isso, faz isso', o prefeito tem que fazer. A minha emenda impositiva eu não fracionei, utilizei os R$ 120 mil para comprar essa ambulância, e especifiquei que era para o distrito de Tapinas."

No dia seguinte ao "passeio" com a ambulância nova, o coordenador de Transportes, Luan de Oliveira, gravou um vídeo mostrando a ambulância amassada e disse que o vereador pegou o veículo sem autorização.

Em entrevista a reportagem da Revistanet, Marcelo disse que teve sim, autorização para sair com a ambulância. "Está no BO. O Luan deu autorização para o motorista me levar em Tapinas. Conheço a Lei e não sou louco de pegar algo sem autorização. Eles estão distorcendo a verdade"

Marcelo diz ainda que não vê mal na sua atitude, já que estava feliz por ter conseguido a ambulância. "Quem me conhece sabe que eu sou assim. Estava esperando a mais de um ano a chegada da ambulEncia. Então estava eufórico. Fiquei muito feliz.... Não vi mal. Não vejo exagero. Quem me conhece sabe que eu sou assim, que esse é meu jeito"

Quanto ao acidente, Marcelo diz que lamenta muito e está disposto a pagar o prejuízo.

Comissão Processante

Na segunda-feira (22) foi registrado um boletim de ocorrência por conta do acidente envolvendo a ambulância. A Câmara dos Vereadores aprovou a abertura de uma Comissão Processante contra o vereador.

Ele será investigado por quebra de decoro parlamentar ao dirigir a ambulância sem placa, fazendo promoção social com uso de bem público.

O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público (MP) que irá analisar se houve improbidade administrativa por parte do vereador.

A Comissão Processante tem agora 90 dias para decidir se casa ou não o mandato do presidência da Câmara.

Sindicância

Em entrevista a radio 104,9FM, o prefeito Edmir Gonçalves disse que abriu uma sindicância para apurar o porque da ambulância ter saido do pátio da Secretaria de Saúde e aplicar as penalidades devidas pois, além de tudo, o veículo voltou batido. "Isso que aconteceu é lamentável. Denigre a imagem da cidade, dos vereadores... viramos motivo de chacota".

Quanto a CPI, o prefeito disse que a Câmara tem autonomia para trabalhar. "Quero acreditar que os vereadores terão maturidade para fazer o que deve ser feito, da melhor forma possível".