licitacao

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) uma operação para combater fraudes em licitações no setor público em quatro cidades do interior paulista.

Desde o início da manhã, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Câmaras de Vereadores e prefeituras das cidades de Ourinhos, Chavantes, Pratânia e Timburi .

O principal objetivo da operação, segundo os promotores, foi identificar fraudes em procedimentos de licitações com possível participação de agentes públicos para privilegiar empresas.

De acordo com o Gaeco, o que teria levantado a suspeita é o revezamento de empresas em processos licitatórios. As contratações irregulares estão sendo investigadas nestes quatro municípios.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar (PM) que auxiliou no cumprimento dos mandados nos órgãos públicos.

Apenas na Câmara de Pratânia foram apreendidos documentos de uma licitação ocorrida em 2017. Já em Ourinhos e Chavantes, o Gaeco não teria encontrado documentos das empresas investigadas nesta operação.

Em nota, a Prefeitura de Ourinhos disse que nenhum documento ou computador foi apreendido, pois nunca teve contratos com as empresas e pessoas que estão sendo investigadas pelo Gaeco.(G1)