Do G1- A região centro-oeste paulista elegeu um deputado federal e outros três estaduais nas eleições gerais deste domingo (2). Além disso, o bauruense Marcos Pontes, astronauta e ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, foi o senador eleito pelo estado de São Paulo.

 

Na Câmara dos Deputados, a região será representada pelo Capitão Augusto (PL). O parlamentar foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado federal. Capitão Augusto recebeu 168.738 votos. Nascido em Ourinhos, o deputado federal mudou seu domicílio eleitoral para Bauru em 2020.

“Na Câmara dos Deputados, a gente pretende dar continuidade aos mesmos trabalhos que já estávamos fazendo há 8 anos. Trabalhando para a região, trazendo recursos para região e para os nossos municípios, captar recursos junto aos ministérios. Trabalhar também pela segurança pública em especial à minha família dos policiais militares, trabalhar em prol dos rodeios, que eu represento no interior de SP”, afirma o deputado eleito.

Já na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) a região elegeu três representantes, dois de Marília e um de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Por Marília, Vinícius Camarinha (PSDB) foi reeleito com 123.316 votos. Vinícius é natural de Marília (SP) e foi eleito prefeito da cidade em 2012. Durante o governo de Márcio França, foi nomeado Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vinícius começou os trabalho na política em 2002, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 2018, Vinicius retornou à Assembleia Legislativa.

Durante o governo de Márcio França, de 2018 a 2019, foi nomeado Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o pronunciamento, Vinícius agradeceu aos eleitores pelos votos.

"Quero dedicar esses votos à vocês, aos hospitais, entidades e pessoas que mais precisam. Nós vamos juntos trabalhar ainda mais por todas as causas que nos uniram. Nosso trabalho começa nesta segunda-feira", disse.

Já Dani Alonso (PL) foi eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual. Ela é filha do prefeito da cidade, Daniel Alonso (PL), e recebeu 80.337 votos.

"Quero agradecer a minha cidade de Marília, toda a região e o estado de SP, foi um presente que eu não imaginava. Me surpreendi com os 80 mil votos. Quero deixar meu compromisso de trabalhar intensamente pelo estado. Vamos defender nossos princípios. Nosso trabalho está só começando", afirma.

Ricardo Madalena, também do PL, foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado estadual com 90.630 votos. Em pronunciamento, Ricardo reforçou que pretende continuar atendendo às demandas da população no interior de SP.

"Quero agradecer a toda população do interior de SP. Essa vitória quero dedicar ao meu pai. Vamos cumprir o terceiro mandato", afirma.

Bauruense no Senado

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Astronauta Marcos Pontes (PL), nascido em Bauru (SP), foi eleito senador por São Paulo neste domingo com 49,68% dos votos válidos, ou 10.714.668 votos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 20h33.

Pontes vai compor o trio de senadores por São Paulo ao lado de Mara Gabrilli, do PSDB, e de Alexandre Giordano, do MDB, que assumiu a vaga conquistada por Major Olímpio, que morreu por Covid em março de 2021. O ex-ministro assume o lugar de José Serra (PSDB).