A região de Tupã registrou um tremor de terra na noite desta quinta-feira (24). O evento foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP e também pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). A intensidade entre 2,4 e 2,5 de magnitude.

Segundo o técnico do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, que fez o registro do tremor, o fenômeno aconteceu às 21h49 e é considerado leve e corriqueiro.

“Quando ocorre em áreas descampadas, na zona rural, as pessoas não sentem tanto. No entanto, quando ocorre mais próximo da cidade, ainda mais durante à noite, quando tudo tende a estar mais calmo, algumas pessoas acabam sentindo”, explica.

Ainda de acordo com o técnico, o tremor é causado por movimentação das placas tectônicas, que possuem falhas geológicas, causando pequenos tremores.

No Observatório de Sismologia da UNB foi registrado um tremor de 2,5 localizado em Herculândia, que fica a 17 km de Tupã.

Segundo o professor e chefe do observatório, Marcelo Rocha Peres, trata-se do mesmo evento e é normal essa variação na magnitude. Ainda de acordo com o observatório, o evento foi registrado por quatros estações de sismologia.

TVTem

Mais Lidas