toledo

A soma do ensino de qualidade oferecido no município, com a dedicação dos professores e empenho de alunos resultou em novas conquistas alcançadas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº José Toledo de Mendonça. Desta vez, os bons resultados vieram da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, da qual mais de 500 cidades participaram. Os estudantes Jorge Gabriel Leonelo Pazini e Josiel Ramalho da Rosa conquistaram a medalha de Ouro, Pedro Henrique Ramalho Pavan conseguiu a medalha de Prata e Eduardo Henrique Martins Pagin de Bronze

Já os alunos Caio Barboza Malosso, Ana Flávia Eugênio, Vinicius Eduardo Alves da Silva, Laura Carolina da Silva Garcia, Ana Carolina dos Santos Boralli e Euller Talon, todos estudantes da escola Toledo, receberam Menção Honrosa pelo bom desempenho obtido na prova.

Estudantes da escola estadual Valentim Gentil, também tiveram bom desempenho na Olimpíada de Matemática: Yan Victor Mazer Bueno (que já foi estudante da Toledo) e João Luiz Cardoso Junior obtiveram medalha de Prata e Alessandro Leonello Ribeiro de Bronze.

As professoras de matemática da escola Toledo, Ruth Sobrano Fais e Janete Faria, e da escola Valentim, Rosimeire Burgarelli e Sandra Aguiar, serão homenageadas pela OBMEP com diplomas e presentes. A escola José Toledo de Mendonça e a Secretaria de Educação de Itápolis receberão troféus pelo desempenho apresentado por seus alunos.

Os alunos medalhistas e os que receberam Menção Honrosa foram premiados com a Bolsa PIC (Programa de Iniciação Científica), que possibilita a oportunidade de, uma vez por mês, estudarem matemática na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e receberem uma ajuda de custo de R$ 100,00. O medalhista Josiel Ramalho conta que a prova foi difícil, principalmente, a segunda fase. Pedro Pavan disse que a sensação de ser um medalhista da OBMEP é muito boa, que valeu a pena todo o esforço e dedicação. E o aluno Eduardo Henrique, diz que dedica 1h30 do seu dia para estudar e quer ser engenheiro civil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e tem como objetivo estimular o estudo da desta matéria e revelar talentos na área. Em 2014 a OBMEP realizou a décima edição da prova, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.