sesc1

No sábado, dia 08 de junho, Itápolis vai receber o Circuito SESC de Artes, que apresentará diversas atrações culturais. Diferente do que havia sido anunciado, quem fecha a programação é a cantora Paula Lima (foto), que substitui Flora Mattos e Negra Li, por conta da alteração feita pelo SESC.

 As outras apresentações serão: The Bigosty Show´s - Esteban Hetsch (ARG), arte circense; Relampião - Cia do Miolo e Cia Paulicéia, espetáculo teatral; Surfluz - MemeLab apresentação multimídia e Desligue a Tecla Mute - Angélica Valente e Jonathan Macías, exibição de cinema.

As apresentações culturais acontecem das 17h30 às 22h00 na Rua Presidente Valentin Gentil em frente a Praça Pedro Alves de Oliveira, no centro da cidade.

Neste ano, o Circuito SESC de Artes percorre 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, no período de 7 a 23 de junho, contando com a participação de 347 artistas. Reunidas em doze roteiros diferentes, as cidades paulistas recebem a itinerância com uma intensa programação artística composta por atividades de circo, dança, música, teatro, cinema e vídeo.

Artistas de diversas partes do país e da America Latina intervêm nos espaços públicos, com o intuito de promover uma suspensão no cotidiano das cidades, para criar um diálogo com o cidadão e provocar os seus sentidos. As atividades do Circuito Sesc de Artes são para todas as idades e têm acesso gratuito.

Confira o histórico das apresentações:

CIRCO - The Bigosty Show´s - Esteban Hetsch (ARG)

sesc3

Bigosty é um showman em decadência, que tenta levar seu trabalho adiante, mas parece não encontrar espaço entre as grandes atrações. Ele apresenta um espetáculo circense musical para toda a família – um show de variedades que remete aos anos 1940 e 1950, quando o showman era um artista múltiplo. Improvisações se mesclam a antigos números circenses: equilíbrio, garrafas sonoras, aros gigantes, bolinhas de pingue-pongue, tudo ao som de uma banda irreverente.

MÚSICA - Paula Lima (SP)

Paula Lima trafega pela bossa, soul, jazz, MPB e rock. Porém, o disco que ela vai lançar em breve virá com muito samba – e é isso que a cantora vai mostrar no espetáculo do Circuito Sesc de Artes, além de sucessos de carreira. O entusiasmo pelo samba veio com a sua participação na cobertura, pela TV, do carnaval de São Paulo, mas a música negra mundial continua recebendo sua atenção, através do rádio, com o programa Chocolate Quente, transmitido pela Rádio Eldorado. A cantora foi ainda a protagonista da versão brasileira do musical Cats e participou de vários espetáculos no Brasil e no exterior. Músicos: Erick Jordan e Rafael Oliveira (backing vocals), Bocão, Michel Dias e Rick Oliveira (percussão) / Dudu Moreira (cavaquinho) / Rodrigo Araújo (bateria) / Miro Ferreira (baixo) / Davidson Douglas (violão e guitarra) / Robson Nogueira (teclados).

TEATRO - Relampião - Cia do Miolo e Cia Paulicéia (SP)

sesc2

Espetáculo que reúne drama, música ao vivo, intervenções e danças. Mostra as relações entre um grupo de personagens do cotidiano – artesão, lavadeira, bicheiro, peixeiro, vigia e vendedor ambulante – em narrativas que revisitam histórias do cangaço. Duas companhias paulistas se reuniram para compor Relampião. A Cia do Miolo pesquisa a criação teatral no espaço urbano, misturando teatro à vida nos espaços coletivos da cidade. Surgiu em 2003, levando para as ruas, O Burguês Fidalgo, de Molière. A Cia Paulicéia foi fundada em 1997 e apresenta trabalhos voltados para crianças e adolescentes. Já participou de diversos projetos culturais em São Paulo e no interior paulista.

INTERVENÇÃO - Surfluz - MemeLab (SP)

Instalação/performance interativa na qual formas e texturas são criadas em tempo real. Um artista desenha ilustrações com uma caneta de LED infravermelho sobre tela de acrílico enquanto outro cria texturas através da edição de vídeos em tempo real, utilizando um joystick de videogame. As imagens são misturadas em um mixer de vídeo e cada linha de um desenho passa a percorrer a projeção de maneira cíclica. No Circuito Sesc de Artes, a performance terá a participação do público. O Surfluz foi desenvolvido em 2008 com softwares livres, utilizando o sistema operacional GNU/Linux e os softwares Linux Electronic Whiteboard Processing e LiVES. VJ Pixel e ilustrador Gustha (SP).

CINEMA - Desligue a Tecla Mute - Angélica Valente e Jonathan Macías (SP)

Projeto de intervenção sonora em filmes silenciosos de curta-metragem, alguns deles as primeiras obras de ficção e não ficção produzidas no Brasil. O programa compreende montagens de 15 a 25 minutos de duração (cada uma delas formada por um curta brasileiro, um curta de animação e um curta de comédia), que oferecem um panorama rápido, mas abrangente, dos gêneros cinematográficos mais populares do período anterior à chegada do som. Oportunidade para conhecer as técnicas de animação de Lotte Reiniger e rir com Charlie Chaplin, agora acompanhados de diversos sons e efeitos sonoros.

Mais Lidas