santu

Por: Assessoria de Comunicação do Santuário- No dia 05/02, domingo, devotos reuniram-se às 7h30min., para celebrarem o 5º Domingo do Tempo Comum e receberem a benção das gargantas; no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Borborema.

Pudemos celebrar uma bela liturgia, na qual, na primeira leitura o Senhor nos dizia para repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos e para que quando encontrássemos um nu, cobri-lo, e não desprezemos a tua carne.

No Salmo, pudemos cantar “Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez”. A segunda leitura tirada da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, dizia que a palavra de Paulo e a sua pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a fé dos Coríntios se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Já no Evangelho, foi proferida a passagem na qual Jesus ensinava que somos sal da terra e luz do mundo. "Precisamos ser sabor e luz, precisamos do sabor de Deus em nós, precisamos do tempero d’Ele em nós, para que nossa vida não fique insossa, sem gosto, sem sabor, sem graça, sem sentido. Para que sejamos isso para o outro, precisamos ser isso em nós, precisamos permitir que a luz de Jesus traga realmente sabor e gosto para nossa vida”, explicou o presidente da celebração o pároco, Pedro De Celso Gardini.

Padre Pedro também lembrou o sim de São Brás a Jesus Cristo, que o levou ao martírio por degola. “São Brás um pouco antes de ser martirizado encontrou-se com uma mãe desesperada, pois seu filho estava engasgado com uma espinha de peixe, e ao abençoar o menino a espinha de peixe foi cuspida para fora. Por esse motivo ele é considerado o protetor contra os males da garganta”, contou.

Ao fim da missa, cada um dos fiéis presentes recebeu a bênção da garganta, que foi realizada pelo padre e também pelos ministros. Esta bênção é realizada com duas das velas abençoadas no dia de Nossa Senhora da Luz, cruzadas ao redor do pescoço de cada um e realizada no domingo para que um maior número de fiéis pudesse receber esta benção.

Fiéis também puderam adquirir velas bentas, abençoadas na manhã de quinta-feira, 02/02, na Festa da Apresentação do Senhor no Templo e de Nossa Senhora das Candeias.