du3

Fonte: Portal Ternura FM Ibitinga - Faleceu na madrugada desta quinta (25), o artista plástico Duílio Juliel Galli, mas conhecido como Duílio Galli. O artista que já havia superado um câncer, estava em tratamento contra um tumor benigno no pulmão. Seu corpo está sendo velado na Loja Maçônica Estrela de Ibitinga e seu sepultamento será às 16h30min no Cemitério Municipal de Ibitinga.


Biografia
Nascido em 16 de setembro de 1930, em São Carlos, S. Paulo, passou toda a sua infância em Ibitinga. Foi aluno de Tarsila do Amaral, com quem conviveu e aprendeu e se enriqueceu culturalmente e a partir daí sim, envolvido pelos bons conselhos da mestra, entrou de cabeça no mundo das artes plásticas, abandonando a carreira de contabilista, para viver esta aventura que vai deste universo colorido das imagens de santos e grávidas ao branco e preto dos retirantes e profetas, que compõe o seu mundo interior.

Possui três livros editados onde conta suas andanças pelo mundo, e suas poesias premiadas em vários concursos.

HISTÓRIA NA ARTE
Em 1977 participou da Bienal Internacional de São Paulo, selecionado entre artistas do mundo inteiro, fez mais de 200 exposições entre coletivas e individuais pelo mundo todo, sempre recebendo prêmios, de medalhas de ouro a menções honrosas. Andou pelo mundo, com uma mochila nas costas, pouco dinheiro no bolso e seus quadros embaixo do braço, vendendo, expondo e enriquecendo seu repertório artístico através das artes dos grandes mestres. Fundou junto com outros artistas o encontro semanal da arte na Praça da República em São Paulo que até hoje acontece com grande sucesso.

Foi um dos precursores das idéias ecologistas, junto com outros artistas, fundam o “Arte e Pensamento Ecológico”, grupo que surge no auge da ditadura, como movimento pioneiro de conscientização do povo brasileiro.

HISTÓRIA EM IBITINGA
Em 1974 recebeu o reconhecimento da cidade de Ibitinga que o adotou como filho, titulando-o como “Cidadão Ibitinguense”.
Possui duas Vias Sacras entronizadas nas Igrejas Matriz de Ibitinga e Bom Jesus dos Milagres em Limeira.

No dia 07 de Julho de 2010 foi outorgado pela Camara Municipal de Ibitinga para Duilio Galli o titulo "Comenda da Ordem do Brasão".A arte do artista está por toda a parte na cidade, nas praças, Igrejas e até na Prefeitura Municipal.


Duilio foi aluno da pintora e desenhista Tarsila do Amaral na década de 60. Conviveu com ela e pode aprender e se enriquecer culturalmente, e foi graças aos seus conselhos que o pintor se jogou de cabeça no mundo das artes plásticas.

COLUNISTA PORTAL TERNURA

Duílio Galli era apaixonado pela cultura de Ibitinga, e sempre com a câmera na mão, produzia conteúdo site da rádio Ternura de Ibitinga, como vídeorreporter, produzindo imagens e vídeos culturais e ecológicos.

 

Veja mais no Portal ternura: http://www.portalternurafm.com.br/noticias/130416/ibitinga-prefeito-declara-luto-oficial-pelo-falecimento-de-duilio-galli