mpborb

O Ministério Público do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira, 04/12, a sede da Promotoria de Justiça de Borborema. A solenidade que foi preparada e conduzida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, iniciou-se por volta das 18h, contando com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, e de outras autoridades.
A nova sede da Promotoria de Justiça de Borborema está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 117, centro. O prédio denominado “Demerval Braz de Souza”, cedido e reformado pela Prefeitura do Município, tem 147 m² de área construída, sendo 220 m² de terreno e possui gabinete para Promotor de Justiça com 20m², sala de servidores e estagiários com 34m², sala para analista jurídico com 14m², sala de reuniões com 14m², além de sala de espera, dois sanitários (sendo um adaptado para pessoas com deficiência), copa e depósito.

“O funcionamento de uma sede própria do Ministério Público vai oferecer melhores condições de trabalho aos membros, servidores e estagiários do Ministério Público, mas garantirá, sobretudo, maior conforto à população de Borborema que busca junto à instituição uma orientação ou providência”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa.

O Procurador de Justiça também lembrou o trágico acidente ocorrido no dia 27/10, citando o poema “Por quem os sinos dobram”, de John Donne. Ele afirmou que os sinos dobram por todos nós, pois a morte de qualquer homem diminui-nos, porque somos parte do gênero humano.

Em seu discurso também citou pesquisa recente que revelou em que os brasileiros confiam, sendo em 1º lugar em Instituições Religiosas, em 2º lugar as Forças Armadas e em 3º lugar no Ministério Público. “Claro que não podemos contestar o 1º lugar da pesquisa, dizendo que ninguém se manifestaria contra Deus. “Quem desrespeitaria um padre nos dias de hoje?”, perguntou em tom descontraído o Procurador de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa.

A Promotora de Justiça de nosso município, Drª Débora Bertolini Ferreira Simonetti, agradeceu ao Prefeito Virgilio do Amaral Filho e ao Presidente da Câmara Celso Aparecido Gerbasi, pela cessão do antigo prédio da Câmara Municipal ao Ministério Público. “Neste dia festivo lembro a todos que a Promotoria exercia suas funções em uma única sala, nas dependências do Fórum, sendo um espaço insuficiente para acomodação dos seus funcionários do Ministério Público”, lembro a Promotora.

O Prefeito Virgilio, que estava acompanhado da 1ª Dama e Vereadora Drª Isleine Presotto do Amaral, disse estar satisfeito em poder proporcionar ao Ministério Público, um local digno de exercer o seu importantíssimo trabalho perante a comunidade.
“Durante longos anos os promotores que aqui atuaram trabalharam em uma sala minúscula dentro do próprio fórum local, sendo que tal ambiente estava muito aquém do que os profissionais e a população mereciam”, lembrou o Prefeito Virgilio.

Segundo o Prefeito borboremense a cessão da antiga câmera ao Ministério Público se deu graças o soma dos esforços do poder Legislativo e Executivo deste Município, onde estavam formalmente disponibilizando o prédio para a sede da Promotoria de Justiça de Borborema, com a infraestrutura e o conforto necessário, para que a Promotora de Justiça desta Comarca Drª Débora Bertolini Ferreira Simonetti e os servidores do Ministério Público, no uso de suas atribuições possam promover a Justiça.

Para finalizar o ato inaugural, todos os presentes se dirigiram até a frente do novo prédio da Promotoria e realizaram o descerramento das placas inaugurais.

Estiveram presentes inúmeros Promotores de Justiça da nossa região, onde destacamos o Drº Guilherme Sampaio Sevilha Martins, que trabalhou em nosso município e hoje atua em Pirajuí (SP).

O termo de cessão e uso do prédio pelo Ministério Público, foi assinado no 18/09, em São Paulo (SP), pelo Prefeito Municipal Virgilio do Amaral Filho.

por José Commandini Neto

Mais Lidas