s

A gripe merece atenção. Prevenir é o melhor remédio! De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Alaíde Hungaro Cunha, a gripe é uma doença que pode causar sérias complicações, como as pneumonias, sinusites e até a morte. A vacina não provoca gripe e raramente provoca reação, e, é a aliada mais importante para prevenir esta doença. A Campanha de Vacinação será realizada de 30 de abril até o dia 20 de maio, mas no sábado (30/04) será um dia especial de vacinação.

Esse ano serão vacinados os seguintes grupos:

Adultos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Pessoas com doenças crônicas: asma, diabetes, doença renal, obesidade, derrame, imunodeprimidos, pessoas em tratamentos para o câncer.
HORÁRIOS ESPECIAIS DOS POSTOS DE VACINAÇÃO NO SÁBADO - DIA 30 DE ABRIL

CENTRO DE SAÚDE 08:00 às 17:00 h
UBS JARDIM 2000 (SÃO LUCAS) 08:00 às 13:00 h
UBS REDENÇÃO 08:00 às 17:00 h
UBS JACY TUCCI (VILA SANTOS) 08:00 às 17:00 h
UBS TAPINAS 08:00 às 13:00 h
UBS NOVA AMÉRICA 08:00 às 13:00 h
OBS: Durante a semana, até o término da campanha, as vacinas estão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h.

Tire suas dúvidas sobre a Gripe

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itápolis, a enfermeira Alaíde Húngaro Cunha, apresentou algumas orientações sobre a gripe, a sua diferença com o resfriado e as dúvidas sobre a aplicação da vacina.

GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?
A Gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelos vírus influenza e é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia.

Já o resfriado é causado por outros diferentes vírus. Seus sintomas são parecidos e podem ser confundidos com os da gripe. Porém, os sintomas dos resfriados são mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.

A VACINA PROVOCA REAÇÃO?
A vacina é muito segura. Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar. Estes sintomas duram entre 1 e 2 dias.

PORQUE VACINAR TODO ANO?
Porque o vírus se modifica, constantemente, a cada ano e o tipo que circula entre as pessoas pode se modificar. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto o reforço é necessário todo ano.

QUEM SERÁ CONTEMPLADO COM AS VACINAS NA REDE PÚBLICA?
Todas as pessoas dos grupos mais vulneráveis às complicações, especificando: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses até menor de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros).

 

Da assessoria da Prefeitura

Mais Lidas