1

Novas observações sobre um sistema planetário já bem conhecido dos astrônomos, na constelação de Escorpião, mostram que a estrela Gliese 667C tem até sete planetas em sua órbita, sendo que três deles estão na chamada zona habitável --região onde água líquida pode existir, dando condições para a possibilidade de vida.

O sistema Gliese 667 tem três estrelas. Os planetas descobertos com a ajuda do telescópio VLT do ESO (Observatório Europeu do Sul), no deserto do Chile, estão em órbita da estrela 667C, uma anã-vermelha bem mais fria que o Sol e com um terço de sua massa.

Estudos anteriores apontaram três planetas orbitando essa estrela, sendo que um deles, o Gliese 667Cc, estaria na zona habitável.

Agora, astrônomos liderados por Guillem Anglada-Escudé, da Universidade de Göttingen, na Alemanha, e Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, reexaminaram o sistema e adicionaram mais dois astros à zona habitável da estrela, que está a "só" 22 anos-luz daqui, muito mais perto do que os astros procurados pelo telescópio Kepler, o caçador de planetas da Nasa, por exemplo.

De acordo com um comunicado enviado pelo ESO, o horizonte visto de um dos planetas em órbita da Gliese 667C teria essa estrela aparecendo como o nosso Sol e as outras duas que compõem o sistema como duas estrelas bem visíveis à luz do dia e tão brilhantes quanto a Lua cheia à noite.

Com a descoberta, a zona habitável da estrela Gliese 667C está preenchida: não há mais órbitas estáveis nas quais um planeta pudesse existir.

Os três planetas achados na região potencialmente habitável são 'super-Terras' --planetas cuja massa é maior do que a da Terra mas menor do que a de Urano ou Netuno. É a primeira vez que três astros são achados na mesma zona habitável.

Sistemas "compactos" ao redor de estrelas similares ao Sol são abundantes da Via Láctea. Mas os planetas em volta dessas estrelas costumam ser quentes demais para serem habitáveis. Como a estrela Gliese 667C é mais fria, a zona habitável dela fica mais próxima, numa zona que cabe na órbita de Mercúrio, por exemplo.

Fa Folha