Do G1- A Faculdade de Educação Física da USP de Ribeirão Preto (SP) busca voluntárias para um estudo a respeito do impacto dos exercícios físicos na saúde de mulheres obesas.

 

A pesquisa é dividida em três etapas. Na primeira fase, as voluntárias passarão por avaliações médicas e farão exercícios físicos com acompanhamento da equipe de pesquisadores durante três meses.

"A partir deste treinamento que é dado, que é dado o nome de multicomponente, a gente quer observar se é possível diminuir a chamada gordura visceral nessas mulheres, que é uma gordura nociva à nossa saúde e responsável pelo desenvolvimento de doenças, especialmente as cardiovasculares," explica a professora Ellen Cristini de Freitas.

O estudo também busca avaliar se é possível preservar o nível de massa muscular das voluntárias, dentro de um período de 12 semanas.

Para as próximas fases da pesquisa, as voluntárias serão divididas em grupos diferentes.

Confira, abaixo, os requisitos para ser voluntária na pesquisa e como se inscrever. "Inicialmente, temos um projeto em que as mulheres correrão na piscina, com foco em mulheres entre 25 e 49 anos, obesas, que não tenham comorbidades. E em outro projeto paralelo, as mulheres devem ser idosas e também obesas, e vão realizar atividades fora da água," explica a pesquisadora Marcela Coffaci.

As participantes devem:

Ser mulher e sofrer com obesidade;
Não possuir comorbidades;
Residir em Ribeirão Preto;
Ter a partir de 25 anos.

Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Rodrigo Prioli/CBN

Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Rodrigo Prioli/CBN

As inscritas serão acompanhadas por nutricionistas e educadores físicos de forma individualizada e farão exames para avaliar as condições de saúde e cardiovasculares. A participação é gratuita.

Interessadas que tenham entre 25 e 49 anos devem entrar em contato pelos telefones (13) 99207-0520, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para iniciar a participação em SETEMBRO.

Para as mulheres idosas, a participação é a partir de JANEIRO e o contato é pelos telefones (16) 99146-1389 e (16) 99794-0181, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..